Circula pelo WhatsApp uma promoção que promete distribuir vales-presentes para celebrar os “50 anos” da rede de supermercados Atacadão. Ao clicar no link, o usuário entra em um site e precisa responder a um questionário com quatro perguntas e compartilhar o link com vários contatos e grupos para concorrer ao suposto prêmio, um vale-compras de R$ 500. Depois de cumprir o que foi pedido, a pessoa vê uma série de presentes e pode tentar a sorte para ganhar por WhatsApp, mas, isso tudo é parte de uma estratégia maliciosa que começa com uma #fakenews.
Pra começo de conversa, a informação é falsa. Trata-se de um golpe, criado com o objetivo de roubar dados dos usuários e fazê-los receber propagandas maliciosas, o que vai render dinheiro para os criminosos virtuais. Tanto a assessoria de imprensa do Atacadão quando do Carrefour, da Shein e tantos outros já emitiram nota afirmando, que se trata de uma falsa promoção. No caso específico do Atacadão, “A empresa reforça que todo e qualquer anúncio de ofertas e promoções sobre o Atacadão são comunicados apenas através de seus canais oficiais de comunicação”, diz o texto. A rede surgiu em 1962 e, portanto, completa 59 anos em 2021 – não 50, como diz a mensagem.
O golpe tem um funcionamento bastante semelhante ao de outros já desmentidos no passado. Usa-se uma marca conhecida em um site que traz as cores e logotipos oficiais para conquistar a confiança da vítima. A exigência para que a pessoa compartilhe o link acaba levando a mensagem a se espalhar rapidamente, atingindo uma quantidade ainda maior de pessoas. E a simulação de que existe um sorteio também é falsa, porque as pessoas que clicam nas caixinhas que “escondem” o vale-presente sempre acabam sendo “premiadas” depois da primeira tentativa.
Já falamos aqui no site de várias promoções falsas pelo Natal, Férias, Dia Internacional da Mulher (em pleno mês de dezembro), usando as marcas Renner, Adidas, Skol e Citybank. Outro golpe similar promete relógios inteligentes e celulares pelos 60 anos do Magazine Luiza. Mais recentemente, criminosos virtuais usaram o nome do Mercado Livre para roubar dados, também simulando uma campanha para comemorar o aniversário do site.
Se a gente for lembrar todos aqui, vamos escrever até amanhã de manhã.
Difícil é não conhecer ninguém que tenha compartilhado esta mensagem com seus amigos ou familiares e tentado fazer o cadastro. A realidade é que, primeiro, todo mundo hoje em dia quer ganhar alguma “coisinha” de forma lícita ou mesmo tirar vantagem em alguma coisa. Mas após a pessoa seguir todos os passos, ao final nada acontece, você só ajuda a propagar um vírus.
Não seja descuidado, não seja inocente, se cuida!