Começa nesta terça-feira, 5 de julho, o Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. A programação do maior festival do noroeste de Minas prevê várias atividades culturais e gastronômicas até o dia 10 de julho.
O Senac vai oferecer dois cursos gratuitos para os interessados em aprender mais sobre a cozinha mineira e técnicas de gastronomia. As aulas serão dadas pela professora Bárbara Oliveira.
O curso “Culinária Clássica Mineira” vai tratar dos sabores tradicionais que acompanham a cultura gastronômica de Minas Gerais, passando por pratos como brigadeiro de milho, caldo kenga, paleta suína e um almoço mineiro completo. As aulas serão de 5 a 9 de julho, de 13h às 17h, no Largo do Rosário.
Já o curso “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos” apresenta conhecimentos de introdução à cozinha, armazenamento e preparo de ingredientes. As aulas serão de 5 a 9 de julho, de 8h às 12h. O curso será na Casa do Empresário, que fica na Rua Salgado Filho, 615, Bela Vista. Para se inscrever, os interessados devem se matricular pelo site do Senac. É só acessar o site e selecionar a cidade de Paracatu.
Mais sobre a programação
Uma aula show será ministrada pelo chef executivo do Senac, Mauro de Paula, no Largo do Rosário, no dia 08, a partir de 19h. Durante a Cozinha Show, o chef vai preparar o prato Crumble de Queijo, Porco Defumado e Milho. A receita foi definida de acordo com o tema do Festival, utilizando os pilares do Programa Primórdios da Cozinha Mineira, iniciativa que já dura cinco anos e trabalha o resgate e valorização histórica, cultural e econômica da gastronomia e turismo de Minas Gerais.
No domingo, dia 10, de 8h às 12h, haverá o Encontro dos Chefs. O evento vai reunir os profissionais de cozinha para um momento de troca de experiências, networking e conexão. Essas atividades são gratuitas e não é necessário se inscrever.
“O Festival de Paracatu apresenta um significado cultural enorme para a região e todo o estado. O Senac é e sempre foi referência no estímulo da economia local por meio da educação profissional na área de comércios de bens, serviços e turismo. Portanto, esse tipo de evento que tem como finalidade promover a gastronomia, a cultura e o turismo é exatamente um dos lugares que o Senac deve estar”, comenta o chef executivo do Senac, Mauro de Paula
Fonte: Territórios Gastronômicos
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu