Carne de lata, queijo artesanal e milho verde são os ingredientes especiais deste ano da Cozinha Mineira Paracatuense, a etapa gastronômica do 9º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. Com consultoria do chef Gabriel Trillo, os 22 restaurantes e similares começam a oferecer as receitas exclusivas a partir desta quarta-feira (08/06). A expectativa é que a edição de 2022 surpreenda o paladar dos consumidores e supere o recorde de pratos comercializados no ano passado, quando foram vendidas mais de 6.600 porções.
Neste ano, o Tour Gastronômico terá a participação de sete restaurantes (A Confraria, Restaurante Araguaia, Churrascaria Bella Carne, Carlinhos do Peixe, Dourato Empório, Olegário, Minas Tchê), e de 15 similares (Casa da Empada, Nativu`s Açaí, Quitandô, El Pastel, Trem Bão Pãodequeijaria, Alfredo Burguer, Keroys Coffee, Ponto do Açaí, Esfiharia Gourmet, Pizzaria Bella Massa, Hamburgueria do Sheriff, Quitandas da Vila Delicatessen, Armazém do Hambúrguer, Bar Saca Rolha e Quintal). Serão avaliados os melhores pratos e os melhores atendimentos. O preço máximo dos pratos será de R$ 40,00, e a premiação total chegará a R$ 40 mil. As receitas poderão ser apreciadas até o dia 30 de junho.
O chef Gabriel Trillo avalia que Paracatu está em um nível avançado no que se refere à estruturação do setor gastronômico, destacando o grande envolvimento dos empresários no evento e o empenho de todos em produzir pratos de altíssima qualidade e com muito carinho. “É muito legal ver a riqueza que existe em Minas Gerais tanto de experiências quanto de diversidade do patrimônio imaterial. Senti que os participantes estão empolgados com as receitas preparadas, e além de buscarem vender mais, todos têm a intenção de fazer um prato de destaque e serem reconhecidos por isso”.
Para o proprietário da casa A Confraria, Vinicius Pires dos Reis, o Festival Cultural contribui para reforçar o sentimento de pertencimento dos empresários e fortalecer o vínculo do consumidor com a gastronomia local. “O evento coloca os estabelecimentos em diálogo com a cultura e a história do município, incentiva o turismo que se quer gerar na cidade e valoriza as raízes e os ingredientes locais”.
Já a sócia do Armazém do Hambúrguer, Brunna de Araújo Arruda, enxerga no Festival uma oportunidade de captar novos clientes e de resgatar antigos frequentadores que, por algum motivo, deixaram de ir ao estabelecimento. “O evento tem a capacidade de impulsionar o setor e fazer o dinheiro girar na cidade, proporcionando um incremento nas vendas e uma experiência muito rica para as empresas participantes e os consumidores”, explica.
O Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu é organizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura de Paracatu e Sebrae Minas, tendo diversos parceiros locais.
SERVIÇO:
9º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu
Data: 5 e 10 de julho
Local: Largo do Rosário
Cozinha Mineira Paracatuense
Data: 8 a 30 de junho
Local: Restaurantes e similares participantes
Premiação: Dia 9 de julho
Fonte: Sebrae Minas
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu