O paracatuense já vai poder comprar, ainda no natal, com as novas cédulas de 50 e 100 reais. Ontem os bancos da cidade receberam as primeiras notas com novo visual.
Segundo o Gerente de Módulo Adir Daniel Gonçalves, do Banco do Brasil, está havendo muita procura pelas novas notas na cidade, grande parte por curiosidade.
As cédulas eleitas para saírem no mercado primeiro foram as de 50 e 100 reais, alvos com mais freqüência de falsificação. Estima-se que 70% das falsificações no país são em notas desses valores. Em 2011 a previsão do BC é de colocar em circulação as notas de 10 e 20 reais e finalmente, no começo de 2012, fazer a substituição das cédulas de 2 e 5 reais.
São vários os itens de segurança adicionais dessas novas cédulas. Entre eles, faixa holográfica, quebra-cabeça contendo o número de valor da nota, que poderá ser visto quando essa for posta contra a luz, impressão em alto relevo, marca d`água, microimpressões entre outras novidades.
Todas essas novas técnicas empregadas foram possíveis devido à aquisição, pelo Governo Federal, de novas máquinas de impressão de última geração. Todo o receio se dá por que os falsários hoje possuem máquinas que se aproximam bastante da impressão antiga, causando enormes prejuízos para economia brasileira.
Não é preciso que as pessoas vão aos bancos para trocarem as notas. Até mesmo porque os bancos não possuem a quantidade de cédulas para substituir todas que estão circulantes no mercado. As notas antigas continuam valendo e a troca é progressiva. O BC não anunciou uma data para que todas as cédulas tenham sido trocadas.