Servidores da rede estadual de educação de Minas Gerais realizaram uma paralisação em defesa do cumprimento do piso salarial para a categoria na Cidade Administrativa, na manhã desta sexta-feira (6). A atividade foi convocada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), que cita "paralisação total das atividades" na data.
Segundo a direção do sindicato, a categoria vai cobrar do executivo de Minas o cumprimento da política do Piso Salarial Profissional Nacional e a aplicação do reajuste referente a 2022, aprovado pela Assembleia Legislativa. A entidade ressalta que o governo entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir reajuste de 33,24% aos profissionais.
O Sind-UTE afirma ainda que "o governo Zema também implementa projetos que precarizam a educação pública". A manifestação "também se dedica à luta contra os projetos 'Mãos Dadas' e 'Somar' do governo, que municipaliza os anos iniciais do ensino fundamental e privatiza a gestão das escolas estaduais de ensino médio", completou o comunicado.
Denúncias da entidade apontam que o aumento no número de matrículas na rede municipal levou a um deficit financeiro às prefeituras, além do fato de haver um desemprego estrutural na categoria.
Em nota, o governo de Minas afirmou que "vai acompanhar a adesão ao movimento nas escolas estaduais", e mantém diálogo com a categoria. "Com o intuito de preservar e respeitar os direitos dos estudantes e visando alinhar e planejar os procedimentos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encaminhou às escolas estaduais orientações com as diretrizes sobre a reposição dos dias letivos e da carga horária, referentes às unidades escolares em que isso se faz necessário", completou.
Fonte: Itatiaia
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu