Três barragens rompem em fazenda na zona rural de Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Nessa terça-feira (01/02), em Paracatu, por volta das 14h a Polícia Militar de Meio Ambiente recebeu denúncias informando que devido às fortes chuvas na região, no início de janeiro de 2022 ocorreu rompimento de uma barragem em uma fazenda, na região traíras, na zona rural de Paracatu.

Foi relatado ainda que ninguém havia comunicado aos órgãos ambientais e que o proprietário estava realizando reparos particulares por meio de uma força tarefa emergencial para conter os danos, mas, infelizmente o ocorrido rompeu outras duas barragens na mesma fazenda, provocando carreamento de solo, danos na vegetação de vereda, buritis e outras árvores nativas do cerrado.

Diante das informações a equipe policial de meio ambiente compareceu ao local e em contato com o gerente da fazenda ele confirmou o ocorrido.

Os militares realizaram inspeção nos locais atingidos e confirmaram o rompimento de três barragens no interior da fazenda e que os reparos de duas dessas já estavam concluídos e da terceira ainda estava em andamento.

O gerente afirmou que não houve vítimas, apenas danos na vegetação e fauna aquática, pois, em uma das barragens possuía criatório de peixes exóticos como Tilápia e Carpa. Ele informou que o fato não foi informado ao NEA (Núcleo de Emergência Ambiental) e Defesa Civil por não saberem dessa obrigação.

Após a conclusão dos trabalhos e verificações das documentações ambientais do empreendimento, foi constatado que a fazenda possui licenciamento ambiental regular para suas atividades e que não dispunha das comunicações de ações emergências competentes.

O boletim de ocorrência ambiental foi lavrado para as providências legais e as atividades das barragens foram suspensas. A fiscalização ambiental continuará com a finalidade de verificar se houve outros rompimentos em fazendas vizinhas na região.

A PMMG de meio ambiente alerta a comunidade sobre os cuidados, vigilâncias e inspeções além das documentações ambientais autorizativas.


Fonte: PMMG de Meio Ambiente


*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
 ____________________________________________

news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button