O Consultor Ambiental Afonso Arueira concedeu entrevista na última quinta-feira, 06 de janeiro, e alertou para os riscos da cheia do Rio Paracatu em Brasilândia de Minas.
Em razão das chuvas, o volume de água apurado no município está muito acima do previsto para a época. “Temos que avisar que o Rio Paracatu já está muito acima do nível normal das enchentes. Já está saindo da caia principal. Está acima do normal da vazante. É muita água” alertou Afonso Arueira.
A principal preocupação, segundo o Consultor Ambiental, é com o efeito cascata que as chuvas causam no rio. Como não para de chover, a água perde velocidade e começa a represar, o que ocasiona as enchentes. Proprietários rurais que possuem fazendas margeando o Rio Paracatu devem ficar vigilantes, assim como moradores do Bairro Porto.
“Temos que fazer o alerta para o pessoal que tem fazenda na região. A cheia vai ser grande. É muito provável que a água chegue ao Bairro Porto. Isto porque, vamos supor que a velocidade da enchente estaria a 10km/h, com a enchente passa correr só a 5km/h, então a água vai ficando represada” alertou Afonso Arueira.
Por fim, Afonso informou que a vazão do Rio Paracatu está em 1.100m³/s, apurado no dia 06/01 às 20:00 horas.
Fonte/Fotos: JP Agora
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu