O Vereador Glewton de Sá dedicou a sua tribuna da reunião da terça-feira para as personalidades de Paracatu que vêm apresentando grandes feitos. O vereador iniciou lendo a matéria publicada no Paracatu.Net sobre os três paracatuenses que foram homenageados na Assembléia Legislativa na semana passada, acrescentando que “ficamos felizes quando vemos pessoas desta cidade sendo homenageados na assembléia de Minas Gerais”.
Glewton foi irônico ao discorrer sobre pessoas que criticam a Câmara Municipal por conceder títulos de cidadão honorário “Eu não entendo as pessoas que falam mal [das indicações de título de cidadão honorário] (…) deve ser porque não são elas que estão aqui sendo homenageadas”
O professor falou então da vitória da jornalista Lílian Derkiê, que venceu um concurso nacional promovido pela fundação Votorantim com uma matéria sobre educação na escola Cacilda Caetano “Concorrer com o país inteiro e ficar em primeiro lugar com uma reportagem sobre educação não é pra qualquer um!”
Vários vereadores expressaram seu apoio às palavras de Glewton. Joãozinho Contador destacou “Nós vemos a importância da imprensa (…) dos três homenageados [na assembléia legislativa], dois são da imprensa e com justíssimas razões". Sílvio Magalhães parabenizou Lílian Derkiê e toda equipe da TV Paracatu. O vereador João Macedo parabenizou os homenageados na assembléia e foi além: “Ed Guimarães é o porta-voz da cidade!”, acrescentando que é importante parabenizar também o vereador Almir Paraca, autor das indicações.
Infeliz Retrocesso
O Vereador Vânio Ferreira foi taxativo em suas primeira palavras: “estamos voltando aos anos 60 e 70, quando a ditadura acabava com a liberdade do nosso povo, com a verdade e com a expressão”.
A manifestação do vereador foi em desaprovação ao que, segundo o mesmo, o prefeito Vasco Praça Filho teria feito durante inauguração de creche no bairro Novo Horizonte. Vânio afirmou que o Prefeito Vasquinho teria dirigido palavras de censura à matéria publicada no Jornal O Movimento sobre a CPI da Saúde, chamando a publicação de infeliz. “Infeliz, seu prefeito? Infeliz é o senhor dizer isso em uma inauguração de obra pública (…) ficamos aqui 183 dias investindo nosso tempo em estudar processos, tempo que poderia ser gasto com outras coisas. Isso que é infelicidade (…) infelicidade não é o jornal O Movimento e a Internet divulgar os resultados da CPI! (…) quando o governo tem lisura, não tem medo de que divulguem o seu trabalho!”
Tendo finalizado seu discurso na tribuna, o Vereador Vânio ouviu palavras de apoio dos demais vereadores.