Um dos principais objetivos do projeto Café com Prosa e Cultura é despertar no paracatuense a sensação de “pertencimento”.
Significa que precisamos nos sentir parte integrante e importante do nosso município e ao mesmo tempo sentir que o mesmo nos pertence, tornando-nos responsáveis pela conservação e perpetuação daquilo que é de maior valor, “NOSSA HISTÓRIA”.
Nota-se quanto à importância do patrimônio cultural local deve ser debatida entre a comunidade.
Pensando em difundir, fomentar e valorizar esse rico patrimônio, o Município de Paracatu, através da Secretaria de Cultura em edição especial do Projeto Café com Prosa e Cultura, convidou pais e alunos que participam de projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Conscienciarte.
Representantes do Alto do Córrego, Paracatuzinho, Esplanada, Vista Alegre, Novo Horizonte, Aeroporto, Bela Vista, Vila Marina, Alto da Colina, Cidade Jardim, Vila do Sol, Bela Vista I e II, Prado, Chapadinha, Alvorada, São João Evangelista, Amoreiras I e II, Primavera, Cidade Nova, Bom Pastor, Santa Lucia, Jardim Serrano, Alto do Açude, Nossa Senhora da Aparecida e JK, participaram com entusiasmo na palestra intitulada “Ser Moderno é Preservar”, do historiador Alexandre Gama, servidor da Secretaria Municipal de Cultura.
Na palestra, os participantes são convidados a olhar diferente para nosso município, enxergando seu potencial cultural e turístico como aliados ao desenvolvimento econômico e social.
No encerramento, um delicioso café colonial foi servido a todos os participantes.