O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza nesta quinta-feira (11), em Paracatu, reunião de esclarecimento à comunidade local sobre a proposta de criação do Parque Estadual de Paracatu. A reunião acontece às 16 horas, na Praça JK, nº 449.
Na reunião, os representantes das comunidades, instituições públicas e privadas de todo o Estado poderão conhecer o projeto e esclarecer suas dúvidas sobre o Parque. A criação da unidade de conservação é uma das condicionantes estabelecidas pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) no licenciamento ambiental do projeto de expansão da Mina Morro do Ouro da empresa Rio Paracatu Mineração S/A.
Os documentos técnicos que subsidiam a criação da unidade de conservação estão disponíveis para consulta pública na página do IEF (www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/consulta-publica). As informações se encontram à disposição na Prefeitura de Paracatu.
A área proposta para se transformar em Parque Estadual é de 6.539 hectares. Sendo criado, o Parque Estadual de Paracatu incluirá a Área de Proteção Especial (APE) Santa Isabel e Espalha que atualmente protege os recursos hídricos na região.
O cerrado é a principal formação vegetal da área representado por seus vários tipos, desde campos a cerradões. Estudos realizados indicaram a presença de mais de 40 famílias de aves, dentre elas algumas ameaçadas de extinção em Minas Gerais como a ema e a arara-canindé. Também foram observados no local mamíferos como gambá-orelha-branca, mão-pelada, anta, capivara, lobo-guará e tamanduá-mirim.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.