MPMG instaura inquérito para verificar a segurança de barragem da Kinross

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), anunciou neste sábado (22/05), que instaurou inquérito civil para apurar as causas do acionamento das sirenes de emergência de uma barragem de contenção de rejeitos em Paracatu. O incidente ocorreu na ultima quinta-feira (20/05) em empreendimento da mineradora Kinross Brasil Mineração S/A e assustou a população. 
O Ministério Público informou que enviou ofícios à Agência Nacional de Mineração (ANM) e à Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) para apuração da regularidade ambiental do empreendimento, referente a segurança de barragens. Mais informações também foram requisitadas para a mineradora.
Em nota, a Kinross comunicou formalmente o MPMG sobre o ocorrido e que recebeu o ofício sobre a instauração do inquérito civil. A empresa informou que está providenciando todas as informações solicitadas pelo MPMG, e que vai participar da sessão técnica prevista para a apresentação das respostas solicitadas.
Entenda o caso
Os sistemas de emergência da barragem Eustáquio, em Paracatu, dispararam na tarde desta quinta-feira (20/05). Segundo a mineradora Kinross, empresa responsável pela barragem, o alarme foi acidental e não há risco iminente de rompimento. A causa do anúncio de emergência foi devido a "uma falha no sistema", afirmou a empresa em nota.
A barragem está em operação desde 2010 e tem capacidade para 750 milhões de m².
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada para verificar a situação da barragem, que fica na comunidade do Cunha, distrito na zona rural da cidade. 
Inicialmente foi informado que os militares haviam se deslocado até a barragem e estavam verificando a situação, juntamente com técnicos da empresa. No entanto, pouco depois nova informação deu conta que, ao confirmarem que era um alarme falso, os militares não chegaram a ir até o local.
Fonte/foto: G1
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)
_____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button