Com apoio da Coopervap, produtores de Paracatu e região agregam valor ao leite

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Produtores de Paracatu, estão conseguindo agregar mais valor ao leite após melhorarem a qualidade do produto. No fim do ano passado, aproximadamente 70 pequenos produtores fizeram o curso de Qualidade do Leite, do SENAR, por meio da parceria entre Sistema FAEMG, Sindicato dos Produtores e Coopervap (Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu).
“Nós nos preocupamos principalmente em ensinar aos produtores as formas de prevenção da mastite – uma das principais doenças que atingem os bovinos – e também os cuidados com a higiene durante todo o processo de produção. Eles não podem se esquecer que estão produzindo alimento, por isso não podem se descuidar da qualidade do leite que produzem”, comenta o instrutor Rodrigo Bueno.
“Só temos que agradecer ao SENAR, Coopervap e Sindicato por tudo que temos aprendido. Mudamos o jeito de trabalhar e os resultados estão sendo muito positivos. Nossa vida não é fácil, mas se a gente faz tudo certinho, tem mais chance de ter sucesso”, comenta Geraldo da Silva, participante do curso.
A Coopervap tem atualmente cerca de 1.500 produtores ativos. Outras turmas estão sendo formadas para dar a mesma oportunidade à todos. “Nós temos técnicos que dão assistência aos nossos cooperados durante o ano todo, mas as capacitações do SENAR foram muito bem direcionadas e transformadoras. Estamos coletando leite com melhor qualidade nas propriedades e com isso remunerando melhor nossos produtores”, revela Daniella Spindola, coordenadora de cooperativismo da Coopervap.
“Através dessa parceria temos conseguido capacitar grande parte da nossa mão de obra rural. O produtor está entendendo que se ele não se capacitar, vai ficar pelo meio do caminho, não vai sobreviver. Só temos que agradecer ao SENAR pelos cursos e treinamentos em nossa região”, comenta Paulo Ribeiro de Mendonça Filho, presidente do SPR de Paracatu.
“O Sistema FAEMG/SENAR/INAES vem incentivando os produtores rurais no que diz respeito à melhoria de seus produtos. O leite é um dos nossos focos, para que o produtor produza um leite de melhor qualidade e seja remunerado por isso e que o consumidor também possa receber um produto de qualidade à mesa”, destaca o gerente regional do SENAR, Sérgio de Carvalho Coelho.

Fonte: Elcio Fonseca / Wesley Raphael
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)
_____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button