Estátua de Cristo que estava sendo construída no Bairro Santo Eduardo desaba

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
A imagem de Cristo com braços erguidos em um gesto de clamor que está sendo montada no bairro Santo Eduardo, próximo ao trevo da Mineradora Kinross não resistiu aos ventos da última noite e caiu sobre a base onde seria instalado.

A obra teve início ainda no governo anterior, no mês de julho, quando a Prefeitura realizou uma cerimônia para lançamento da pedra fundamental para construção. A previsão inicial era para que a obra ficasse pronta em 6 meses, mas como se viu por motivos ainda não esclarecidos a obra não ficou pronta.

O projeto sonhado pelo ex-Prefeito Olavo Condé (PSDB) desde o primeiro mandato não foi concluído dentro do tempo planejado, segundo ele próprio, por “problemas de ordem financeira que tiveram com a previdência do município, com repasses do estado e a pandemia”.

Ao longo dos últimos meses a obra foi bastante criticada pela população, não só pelo atraso na entrega e pelo valor investido, mas também por comparações da imagem do Cristo com os braços erguidos em posição de clamor com a estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro

Sobre a aparência da obra artística e também sobre a posição da escultura, a empresa contratada esclareceu que não se trata de uma “cópia”, mas de outro ícone e, portanto, não cabia o comparativo. Sobre a posição, a polêmica se deu porque durante a montagem, a estátua estaria com os braços erguidos para a mineradora Kinross e não para a cidade como previsto. Neste ponto a MCR esclareceu que aquela posição inicial era apenas para segurança e facilidade do engenho.

A imagem com braços estendidos é a representação do ícone “Sagrado Coração de Jesus” e está sendo construída no material conhecido como fibra de vidro pré-fabricado. A opção do material segundo a arquiteta idealizadora do projeto, entre outros motivos, além do custo e da modernidade, é para facilitar a iluminação interna e assim dar mais visibilidade mesmo à distância.

Segundo a placa de identificação na obra, o investimento inicial é de R$ 1.024.469,44 e ainda não há informações sobre os custos do prejuízo.

Para o Técnico em Segurança, Ildo Nogueira de Faria, profissional com grande atuação na área de construção civil, pode ter havido uma “falha na segurança para sustentação da escultura ainda em construção”. “-Pela experiência nas obras que tenho acompanhado, faltou estaiamento, faltou um firmamento na base, mesmo que estivesse temporário, pois é uma construção. Mas ao meu ver uma estrutura deste tamanho na vertical deveria estar estaiada e com maior sustentação. ” Explicou.

Através de suas redes sociais, o Prefeito Igor Pereira dos Santos (DEM) deixou a seguinte mensagem: "-Absurda a situação que a obra do Cristo amanheceu hoje. Nossa empresa já havia notificado a empresa sobre diversas alterações no projeto original. Agiremos com total energia em favor do povo de Paracatu, que não pode ser lesado nessa história."

Nossa reportagem enviou e-mail para a MCR Construções e para a Minas Construções, empresas contratadas para a construção da Praça e da Imagem do Cristo mas ainda não recebemos retorno.

No início da semana, a TV Minas Brasil apresentou uma matéria com detalhes da construção da Praça, da imagem e explicações técnicas. Assista abaixo.
 
 
Imagens: Geraldo Carmo Oliveira / Geraldo Jr


*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)

_____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro kinross minieração womeninmining facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button