É proveniente de uma família de servidores públicos – a mãe é professora aposentada, a avó materna foi professora, o avô materno foi fiscal de Rendas do Estado e as irmãs são, como ele, professoras universitárias.
Ao longo de sua carreira, especializou-se na formulação e gestão de políticas públicas. Ficou conhecido pela coordenação da implantação do Choque de Gestão, o programa que norteou a gestão de Aécio Neves e tem como conceito-chave “gastar menos com o governo para gastar mais com o cidadão”.
Exerceu os cargos públicos de secretário-adjunto de Planejamento e Coordenação Geral, secretário estadual de Cultura, secretário estadual de Recursos Humanos e Administração, e de presidente da Fundação João Pinheiro, todos na administração pública do estado de Minas Gerais.
No governo federal, exerceu os cargos de secretário-executivo do Ministério do Trabalho e do Ministério da Justiça. Foi ministro interino do Trabalho, no governo Fernando Henrique Cardoso, de 31 de março a 6 de abril de 1998.
No primeiro mandato do governador mineiro Aécio Neves (2003 — 2006), acumulou os cargos de secretário de estado de Planejamento e Gestão e secretário de estado de Defesa Social de Minas Gerais.
No dia 31 de agosto de 2010, em sua visita a Paracatu, O Governador reeleito Antonio Anastasia, recebeu o Título de Cidadão Honorário Paracatuense. A proposição, que foi do vereador João Macedo foi aprovada por unanimidade na casa.
Na ocasião, o Governador Antonio Anastasia muito emocionado e feliz agradeceu a João Macedo por tamanha honraria e disse ter a partir de então muito mais responsabilidade e carinho por Paracatu e por seus conterrâneos. O título foi entregue em praça pública, sendo ovacionado pelo grande público presente.
Biografia adaptada de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Anastasia
