Depois de “puxão de orelha” de Vereador, Prefeitura realiza coletiva sobre covid

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Depois de ter sido criticado pela falta de diálogo e transparência do governo diante a situação de pandemia em Paracatu, o prefeito de Paracatu, Olavo Conde, convocou a imprensa para uma coletiva virtual nesta quarta-feira (10/06), para falar sobre a situação da covid-19 no município.
Apesar do convite, o Prefeito falou pouco mais de um minuto e se retirou do estúdio, dando lugar ao diretor do Hospital. Não se sabe ao certo quais foram as palavras de Olavo Condé pois o equipamento de áudio estava desligado durante a fala do chefe do Executivo.
Um dos pontos abordados logo no início da coletiva foram os repasses de milhões de reais prometidos ao município, provenientes de diversas fontes.
Apesar de anúncios diversos de emendas parlamentares milionárias e repasses do Governo Federal, o Secretário de Saúde, João Batista Aparecido Soares, afirmou, que o município recebeu até o momento “apenas R$ 885 mil reais,  do Governo Federal e do Tribunal de Justiça, que repassou de R$ 17 mil reais, para ajuda no combate da covid-19 no município.
O Secretário não deu detalhes de onde esse recurso foi aplicado, mas garantiu de que tudo está sendo “contabilizado”  e que estará em breve no Portal da Transparência.
A Secretária Helia Rosa, Secretária de Planejamento, que assumiu a Presidência do Comitê de Enfrentamento à covid-19 em Paracatu, disse que foi pedido um pedido ao comitê do estado “que o município de Paracatu, passar a fazer parte da micro região de 12 municípios, a mudança deve atender a uma flexibilização maior do comércios da cidade.”
O secretário de saúde também a firmou que o comitê de Paracatu estuda a necessidade de endurecer, a lei do uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. Segundo o secretário, “o município não tem interesse em multar as pessoas, mas se não houver a colaboração da população medidas mais duras, como aplicação de multas, poderão ser tomadas, nós estamos estudando isso,” afirmou, mais uma vez sem dar detalhes.
Sobre novas mudanças no decreto e flexibilização de funcionamento de Academias, Clínicas de Estética, Salões de Beleza e similares, a Presidente do Comitê de combate a covid afirmou que “essas mudanças estão condicionadas à mudança de Onda, uma vez que o Minas Consciente, faz recomendações para os municípios, quanto o que pode , ou não, ser abertos na pandemia.”
Além das ações que em sua maioria permanecem no “gerúndio”, os secretários foram questionados sobre ações efetivas de conscientização da população, campanhas, compras de equipamentos, dentre outros. O Secretário de saúde disse que está “pensando em montar equipes, fazer parceria com a Faculdade de Medicina Atenas e que os processos de compras de EPI’s na ordem de mais de 2 milhões ainda não foram feito mas estão prontos.”  Já a Secretária Hélia Rosa disse que “seria encomendada uma campanha de conscientização para a próxima semana.”  "-Estamos condensando porque a pandemia pegou todo mundo de surpresa, mas são muitas ações, fica difícil enumerar todas," afirmou a Secretária citando apenas o trabalho do Conselho de Desenvolvimento Sustentável, que ela chamou de "muito interessante", que dará isenção de multa e juros para devedores do município.
Em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, fomos informados de que o pedido da campanha de conscientização já está em andamento.

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button