Três secretários da prefeitura de Paracatu foram exonerados de seus cargos ontem (04/06). Isac Costa Arruda da Secretaria de Cultura, Francy Helle Condé da secretaria de Governo e Rosângelo Pereira da Silva da secretaria de assuntos jurídicos.
As primeiras informações que nos foram repassadas por membros do Conselho do Patrimônio Histórico e servidores eram de que o motivo da saída de Isac Arruda, da cultura seria uma séria de protestos de pessoas ligadas a Cultura depois da retirada da sede da Secretaria do núcleo histórico. Esses protestos foram a gota d’água, uma vez que o Secretário já era alvo de críticas de colegas secretários e vereadores da base do Prefeito. No entanto ele também estava na cerimônia e foi elogiado pelo Prefeito e colocado à disposição do partido para uma possível candidatura.
Já Francy Helle Condé, sobrinha do Prefeito que ocupava a Secretaria de Governo desde o início do primeiro mandato e o advogado Rosângelo Pereira da Silva estão cumprindo prazo de desincompatibilização, conforme lei eleitoral, para investirem em na campanha política municipal. Eles são os pré-candidatos declarados a sucessores do Prefeito Olavo Condé pelo PSDB.
Em sua fala, ex-secretária Francy Helle Condé, destacou a conclusão de três obras de destaque, que ela considera como de extrema relevância para a cidade que seriam: “a inauguração do Centro Administrativo (obra particular alugada para a Prefeitura), a reforma e cessão do antigo Hospital Santa Lúcia para o Hospital Hélio Angotti, que transformará o local num hospital de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, além da duplicação da Avenida Olegário Maciel."
“Diante de todo o trabalho, o PSDB não podia deixar de lançar esses três nomes de pré candidatos mas nada está fechado, estamos em conversa com outros partidos e a gente espera formar um grupo que possa continuar trabalhando em prol da nossa população,” afirmou Francy Helle.
Durante coletiva a Presidente do PSDB, Graciele Mendes, diretora da Casa de Cultura reforçou que “o partido está aberto a negociações e quer dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido pelo Governo Condé.”
“-Nosso partido está junto, ativo para disputar, concorrer, ganhar novamente e unir forças com pessoas que comunguem com nossas idéias e fazer mais pelo povo de Paracatu,” afirmou Graciele Mendes.
O Prefeito Olavo Condé, em sua fala destacou mais uma vez que não há definição sobre os nomes indicados, mas que a sua preferência e o apoio financeiro da sua família “pode estar condicionado à escolha de Francy Helle Condé.
“-Nós sabemos do compromisso de cada um, mas a diante do trabalho que estamos fazendo a Francy Helle pode dar continuidade no trabalho que estamos fazendo, é um nome da família. A nossa família que trabalhou na minha candidatura tá disposta a dar continuidade nisso daí. Todos candidatos vão precisar de recursos para dar andamento ao processo. Pra nós, a nossa família, nós temos que ter uma pessoa nossa junto, porque aí vai ser mais tranquilo, mas foi de livre e espontânea de cada um, mas estamos conversando com outros partidos pra ver quem possa vir e falar a mesma língua da nossa administração,” disse o Prefeito.
Os três secretários são membros do Conselho Municipal de Enfrentamento ao Coronavirus e a exoneração ocorre no no período em que Paracatu entra na fase mais crítica da pandemia.
Segundo o Prefeito, os substitutos foram indicados pelos próprios secretários exonerados e eram cargos de confiança dos mesmos, pois em caso de “insucesso” na candidatura, os mesmos podem voltar e reassumir as suas cadeiras nas Secretarias.
Na reunião foi divulgado o nome de dois novos secretários, que já trabalhavam nas secretarias em questão, Tiago Pereira dos Santos que assume a Secretaria de Assuntos Jurídicos e Angélica Vasconcelos Souto, que assume a Secretaria de Cultura e Turismo, ficando a Secretaria de Governo a cargo do Prefeito Olavo Condé.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.