Estudante do IFTM Campus de Paracatu cria protótipo de respirador mecânico

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Na pandemia do novo Coronavírus, respiradores e dispositivos médicos que auxiliam pacientes a respirar sofrem crescente procura e escassez. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, um em cada seis paciente de COVID-19 fica gravemente doente e com dificuldades para respirar devido à infecção acometer principalmente os pulmões, prejudicando assim as funções respiratórias.
Com a proposta de criar um respirador que aliasse economia, disponibilidade e sobretudo segurança, o estudante do 8º período de Engenharia Elétrica do IFTM Campus Paracatu, Charles Fernandes Pereira, desenvolveu um protótipo do equipamento utilizando a plataforma livre Arduino, motores de passo, válvulas solenoides e materiais que pudessem ser encontrados facilmente no mercado para atendimento emergencial.
A iniciativa se tornou um projeto com o auxílio dos professores Altair Fábio Silvério e Lucas Rodrigues de Almeida do referido campus e do professor Vinicius Biulchi, da Faculdade FINOM, e também coordenador de fisioterapia do Hospital Municipal de Paracatu. O projeto foi submetido a Edital de financiamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF – e aguarda resultado.
Estima-se que chegando à fase final do projeto, com o registro e produção em massa, o respirador proposto pelo IFTM Campus Paracatu poderá ser ofertado pelo valor médio de R$ 3.000,00 (três mil reais), valor esse 16 vezes menor do que a média do mercado, podendo assim alcançar mais lugares e pessoas vítimas de COVID-19 e de outras doenças e complicações respiratórias.
Fonte: iftm.edu.br
Foto: Arquivo pessoal /Charles Fernandes

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button