O número de casos de dengue em Paracatu saltou no mês de Abril, chegando a 124 casos confirmados. Os dados são da Unidade de Vigilância em Saúde (U.S.V) e foram divulgados nesta terça-feira (28/04). Paracatu teve 3,2 mil casos prováveis de dengue em 2019.
Em minas há 26 óbitos por dengue em investigação, e cinco mortes pelo agravo da doença foram confirmadas, segundo levantamentos do G1 Minas.
O índice de infestação na cidade é alto, o estado avalia que podemos ter um surto da doença.
O vírus é transmitido pela picada de mosquitos da espécie Aedes Aegypti, que também são responsáveis pela transmissão da chikungunya, febre amarela e Zika. A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas mais comuns da doença são: Febre alta, dor de cabeça e dor atrás dos olhos.
A melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros.
Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água (garrafas pet, latas e pneus).
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.