HM explica disparidade entre número de respiradores informados à imprensa e MP

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

A diferença da quantidade de respiradores informados pelo Hospital Municipal de Paracatu tem causado muito debate entre a população.

Para a imprensa foi informado que Paracatu tem 15 respiradores, o que daria cerca de um equipamento para cada 6.000 pessoas, só a população local, sem contar o atendimento ás cidades da região.

Acontece que, em nota divulgada ontem pelo Ministério Público, com relação á flexibilização do funcionamento do comércio, a quantidade de ventiladores é bem menor. Elenca a promotora Maria Constância Costa Alvim na publicação: “…a orientação do Ministério da Saúde é que a transição do isolamento social para o distanciamento social ocorra com retorno gradual das atividades e circulação de pessoas, mas desde que os casos confirmados não tenham impactado em mais de 50% da capacidade instalada existente antes da pandemia. Contudo, no caso de Paracatu, há somente seis leitos de isolamento. Desses, apenas um com respirador, compondo a estrutura da Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). A UTI conta com sete leitos mais o leito de isolamento, totalizando oito leitos com respiradores e equipe técnica capacitada para atender à população paracatuense e região…”.

Ontem entramos em contato com a superintendência do Hospital Municipal e nos foi afirmado que são realmente 15 respiradores: Oito na UTI, dois na maternidade e cinco no pronto socorro. Segundo informações, quando o MP requereu da Secretaria de Saúde a dados sobre a estrutura de combate ao coronavirus, o hospital estava passando por uma readequação para criação de espaço para receber pacientes da Covid-19, uma ala inteira estava sendo desativada, por isso, naquele momento, foi passada aquela quantidade reduzida de ventiladores ao MP. Há ainda uma possibilidade de doação de outros ventiladores pela Kinross. A mineradora participou de uma chamada pública da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) para a compra de respiradores para hospitais mineiros, prevendo a destinação de 5 respiradores para a cidade de Paracatu.

O Superintendente do Hospital Municipal, Marcelo Otávio, informou ainda que foi feita uma parceria com o SESI – Serviço Social da Indústria – para reparos em nove respiradores. Os aparelhos estragados foram levados para Belo Horizonte e os técnicos estão avaliando e tentando substituir peças danificadas. A expectativa é que alguns destes respiradores voltem consertados em pouco tempo para o Hospital Municipal de Paracatu.

Há ainda uma possibilidade de doação de outros ventiladores pela Kinross. A mineradora participou de uma chamada pública da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) para a compra de respiradores para hospitais mineiros, prevendo a destinação de 5 respiradores para a cidade.

Fonte: FM REPÓRTER
Imagem Ilustrativa

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button