Prefeito desmente Associação Comercial e confirma que comércio continua fechado

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Depois da confusão gerada por um comunicado oficial da Associação Comercial, afirmando que o Governo teria recuado na determinação do isolamento social na cidade, o Prefeito de Paracatu gravou um vídeo desmentindo o comunicado e afirmando que os decretos 5643/20 e 5641/20 seriam mantidos.
Entenda o caso
Tudo começou depois de uma reunião na tarde da quarta-feira, quando representantes da Casa do Empresário e SindiComércio afirmaram em comunicado enviado a população que o Prefeito Olavo Condé (PSDB) “havia recuado em sua determinação através de decreto e se acertado a liberação do Comercio Varejista (lojas de roupas, sapatos, souvenires, perfumarias e afins) com as algumas restrições, que seria detalhada no DECRETO OFICIAL DA PREFEITURA, podendo abrir de 12:00 as 18:00 de SEGUNDA A SEXTA (EXCETO SABADOS E DOMINGOS).”
Diante da fonte confirmada, do canal de comunicação comumente usado pela entidade e da credibilidade da Associação Comercial até então, vários veículos de comunicação noticiaram a mudança de planos do Prefeito. O comunicado seguido de um áudio do Presidente da entidade causou um “alvoroço” no meio empresarial e fez com que várias empresas convocassem seus funcionários para voltar ao trabalho no dia seguinte.
No dia seguinte, um vídeo do Promotor de Justiça Dr. Nilo Alvim circulou nas redes sociais e ao contrário do que foi comunicado pela Associação Comercial / Casa do Empresário, reforçava que os decretos 5643/20 e 5641/20 do Prefeito Olavo Condé (PSDB) continua valendo até 06/04, sem alterações, com restrição a abertura do comércio varejista.
Na tarde do mesmo dia, vários veículos de comunicação destacavam a nova realidade do caso e um Jornalista chegou a acusar a Associação Comercial / Casa do Empresário de ter produzido uma “FakeNews” e ter mentido à comunidade.
O Prefeito então se manifestou oficialmente, gravando um vídeo (abaixo na íntegra) em que confirma a reunião com representantes da Associação Comercial, mas ao contrário do foi noticiado, não iria recuar.
“-Desde o primeiro momento já deixei claro que só iriamos mexer nesse decreto, após passar para a promotoria, trabalhar junto com a promotoria para trazer o que for melhor para o município. O Comercio de Paracatu deve permanecer fechado,” afirmou Condé,
O que dizem os acusados
Depois da acusação de ter mentido em comunicado e produzido Fakenews, nossa reportagem entrou em contato a Assessoria da Associação Comercial que nos respondeu justificando um possível mal entendido no comunicado, .
“-A nota, enviada pela Gerente Executiva da Casa do Empresário, se referia unicamente a uma síntese de uma reunião realizada com o Prefeito Municipal em que foi discutida a possibilidade de abertura do comércio, fortemente e positivamente confirmada durante a reunião. Em nenhum momento, até então, a Casa do Empresário se posicionou tomando a liberdade de decisão decretal sobre a abertura ou o fechamento do comércio, como a própria mensagem já deixa claro, estando as premissas em caixa alta.
Sobre as mensagens de esclarecimento atribuídas a Diretores da Entidade, a ACE firma que:
“-Após emitido o comunicado surgiram diversas dúvidas de COMO SERIA O RETORNO DO COMÉRCIO CASO O DECRETO FOSSE PUBLICADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL. Daí, diversos empresários expressaram suas dúvidas, onde tivemos uma conversa informal entre o grupo, apresentando parte da nossa proposta.”
Com relação a declaração do Presidentes, apesar do tom incisivo com orientações específicas, a ACE afirma que se trata de um “um áudio tranquilizador, respondendo uma série de dúvidas a respeito do funcionamento do comércio CASO O DECRETO FOSSE PUBLICADO.”
 
 
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button