Servidora pede socorro “por nascente dos Olhos D’água”

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

A Servidora Pública Júnia Santana, ocupou a tribuna da Câmara para alertar o legislativo sobre um problema ambiental crônico de Paracatu que tem se agravado com o tempo e segundo ela pela omissão do governo e autoridades.
Ela apresentou fotos da famosa “nascente dos Olhos D’Água” – localizada nos fundos do Hipermercado da Coopervap – que já foi ponto de captação de água para fornecimento aos moradores de Paracatu, local em que moradores da região lavavam roupas e até um local de divertimento para a comunidade, mas hoje segundo ela “está com o leito completamente poluído e o lixo se acumula nas margens. ”
“-Nós tivemos e temos um problema hídrico muito grande em Paracatu e não podemos nos dar ao luxo de vermos as nascentes acabarem por descaso. Nós estamos deixando morrer a nascente mais próxima de nós,” afirmou Júnia.
O pedido de "Socorro" para recuperação e preservação da nascente dos Olhos D'Água, foi bastante comentado por todos os parlamentares e a expectativa de Júnia é que “alguma coisa seja feita de maneira efetiva.”
“-Eu espero que ao dar mais publicidade ao assunto, que agora todos entendam que essa causa é coletiva e que possam pensar nas gerações futuras. Acredito que alguém vai ouvir com seriedade esse meu clamor e tomar alguma providência pra gente,” disse Júnia que ainda ressaltou que a sua fala não é apenas uma denúncia, mas um “pedido ajuda”.
“-Será que é tão difícil manter uma nascente tão importante para nossa cidade? A informação que eu tive é que estavam esperando o empréstimo de uma canoa da Polícia Ambiental pra fazer o serviço. É triste ver que uma Secretaria de Meio ambiente que não consegue comprar uma canoa, se isso for verdade, pode fechar o boteco,” finalizou a Servidora Pública, visivelmente indignada.
O Presidente da Câmara, Vereador Wilson Martins (PSB), classificou a situação como “lamentável”
“É triste ver como as coisas vão se degradando com o tempo e com o desleixo dos órgãos públicos. Se for por causa de canoa, nos clubes e ranchos à beira do Rio Paracatu tem mais de 300 canoas paradas. Inclusive o próprio secretário do meio ambiente deve ter uma canoa. Nós vamos sim, promover uma ação em benefício da recuperação daquela nascente,” garantiu Wilson
O Líder de Governo, Vereador Gilsão do Paracatuzinho (PRTB), fez uso da palavra e de certa forma mostrou que a situação está pior do que pensavam.  Ao contrário das informações iniciais obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, que davam conta de que “a licitação para o serviço estava sendo feita”, ele afirmou que “a licitação ainda não foi feita, e a expectativa é que até o final do mês seja feito o projeto e posteriormente apresentado o edital e feito o processo de licitação para limpeza da nascente.”
Tio Miltinho (PHS), lamentou que o problema tenha chegado a ponto de comprometer o que segundo ele “poderia ser um cartão de visitas de Paracatu.”
“-A gente passa próximo a cidades bem menores, como Guarda-Mor por exemplo e dá vontade de entrar pra conhecer a cidade, a julgar pela entrada bonita, bem cuidada. Agora em Paracatu, imagina as pessoas que passam às margens da BR 040, olha o que elas vem, um poço com água parada e totalmente poluído e degradado por falta de cuidado,” lamentou Miltinho.
 

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button