Imagine uma cerveja produzida somente com insumos mineiros? É algo difícil de se pensar, visto que os ingredientes básicos da bebida – como lúpulo, malte e levedura – são, na grande maioria, importados. Mas, essa cerveja 100% mineira foi produzida e está, neste momento, fermentando em um tanque em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A brasagem dos 60 Litros dessa cerveja experimental, que tem como base uma belgian pale ale, foi realizada na semana passada pela Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais (Acerva Mineira) na Cervejaria FTD Beer.
O malte foi disponibilizado pela BR Malte, que fica na zona rural aqui de Paracatu. A matéria-prima utilizada no processo de malteação é produzida pela própria maltaria, que utiliza a cevada de duas fileiras para a produção de seus maltes.
“A gente descobriu, recentemente, que esse pessoal de Paracatu estão cultivando cevada e trigo e iniciando o processo de malteação para produzir malte cervejeiro. Paracatu está produzindo maltes pilsen, pale ale, de trigo e alguns especiais. Estamos usando os maltes pale ale, de trigo e um pouquinho do malte caramelo pra trazer um pouco mais de cor e dar esse toque que a cerveja vai ter”, explica o cervejeiro Rafael Reis, que é presidente da Acerva Mineira.
Paracatu mais uma vez sai na frente e marca seu nome nas transformações históricas de Minas Gerais.
Fonte: Brasil sem rótulo
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.