Serviço clandestino de mototáxi fomenta criminalidade em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

O desemprego, grande problema econômico e social pelo qual uma parte da população tem sido atingido, tem feito com que muitos pais de família e pessoas de bem, realizem trabalhos informais, entre eles o de mototáxi, fazendo transporte de passageiros que até o momento é irregular de passageiros em Paracatu, tem preocupado os órgãos de segurança.
As pessoas que praticam a atividade de transporte de passageiros em motos [muitos deles, devido estarem fora do mercado de trabalho há tempos], acabam vendo na no serviço de mototáxi um meio de garantir a sobrevivência, mesmo sabendo dos riscos que estão correndo e da ilegalidade da atividade.
E quando o assunto é o serviço de mototáxi sem autorização, a preocupação se divide, desde o perigo do trânsito, até os crimes de tráfico, roubo e até assassinato que tem sido registrados em Paracatu recentemente, pois, muitos bandidos e pessoas más intencionadas, tem se disfarçado de mototaxistas para praticarem crimes.
Para especialistas em segurança, usar serviço irregular de mototáxi coloca a vida do passageiro em risco, porque quem realiza a atividade de maneira clandestina não havendo registro na Prefeitura, alvará e nem uma permissão oficial que legalize a atividade. Além do mais, os veículos não passam por qualquer tipo de vistoria específica para o transporte de pessoas com segurança.
Há relatos de casos de crimes praticados por bandidos que se passam por mototáxistas. Entre os principais delitos estão o abuso sexual, agressões físicas, roubos e na última semana até uma tentativa de homicídio foi registrada em Paracatu.
Sargento Menezes da Polícia Militar, explica que a questão é muito abrangente e envolve muitos riscos.
 “-As pessoas que trabalham como mototáxistas no caso de Paracatu, sem autorização, bem como os passageiros, estão vulneráveis tanto pela questão da segurança no trânsito, pois existem muitas pessoas até mesmo inabilitadas fazendo o serviço, mas também pelo fato de estarem expostas a possíveis bandidos disfarçados,” alerta o policial.
Em várias cidades próximas a Paracatu como João Pinheiro, Patos de Minas e outros, é possível, se utilizar do serviço oficial, mototáxistas são credenciados, recebem uma numeração, um colete identificado e as motocicletas são vistoriadas.
O serviço de mototáxi, apesar de muito usado em Paracatu, é alvo de crítica da população. “-Os capacetes são fedorentos, sujos, todo mundo coloca a boca no mesmo lugar, transmite doença, sem falar que as motos estão velhas, e eles comentem muitas imprudências no trânsito” reclama Cláudia Sousa, a moradora do bairro Paracatuzinho que diz não ter outra opção.
O Sr. J.M.B, que atua no serviço de mototáxi há mais de 5 anos afirma que os próprios mototaxistas querem “andar na lei” mas segundo ele “tanto a prefeitura quanto o legislativo se negam a dar uma solução.”
“-Nós já montamos comissão, fomos no Prefeito, na Câmara de Vereadores, mas parece que eles tem interesse em quem tá andando errado. Nós aqui queremos trabalhar, andar na lei, mas toda hora aparece um aí em moto sem documento, sem carteira, porque sabe que não tem fiscalização” afirma o sr. J.M.B que pediu para não ser identificado com medo de represálias dos colegas.
“-A maioria é gente de bem, mas tem muitos que fica no ponto só pra encobrir o errado porque isso facilita quando eles vão entregar droga,” finaliza.
Nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria Geral da Câmara de Paracatu e com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e Secretaria de Segurança Pública de Paracatu.
A Assessoria de Comunicação Câmara de Paracatu informou que “já existe a lei, desde o ano de 2015.  A lei 3.214 de 18/12/2015 dispõe sobre a regulamentação das modalidades de transporte coletivo e individual na cidades de Paracatu”, porém para se regulamentar é preciso um decreto do executivo, inclusive estipulando como será o processo de concessão do serviço.”
Nem a Prefeitura de Paracatu e nem a Secretaria de Segurança Pública não responderam nossos questionamentos.
 
E você?  É contra ou a favor da regulamentação do serviço de mototáxi em Paracatu?
Deixe sua opinião nos comentários abaixo

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button