Mais de 200 pessoas se reuniram, na noite de ontem (23), em Paracatu, para aprender sobre gestão de vendas. Parte das atividades da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), a palestra contou com a participação não só de empreendedores, mas de diferentes profissionais que buscam melhorar seu desempenho.
Entre os participantes estavam estudantes, funcionários de empresas, pequenos empreendedores e empresários já consolidados no mercado de trabalho. Para o palestrante, Osmar Oliveira, a diversidade de público é positiva e mostra que o Sebrae está conseguindo se comunicar com diferentes setores da sociedade. “O acesso gratuito a capacitações como essa motiva muitas pessoas, mesmo aquelas que ainda não possuem um projeto de negócio estruturado. Isso reforça o empenho do Sebrae em contribuir com o desenvolvimento regional, por meio do apoio a pessoas que querem empreender”, enfatiza Osmar.
Para Sabrina Moreira, esse foi o primeiro contato com o Sebrae. Estudante do primeiro período do curso de Administração, ela conta que ficou sabendo da palestra por meio da faculdade e se interessou em participar, já que tem o sonho de abrir um pequeno negócio no futuro. Já para a microempreendedora individual, Camila Costa Barbosa, é muito importante participar desse tipo de atividade, principalmente quando se quer melhorar o seu empreendimento. “Vários pontos falados na palestra, eu já observei no dia a dia do meu negócio. A minha expectativa é expandir a minha empresa e creio que o Sebrae poderá me ajudar muito nesse processo” destaca.
De acordo com o gerente da regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae Minas, Marcos Alves, a mobilização estimulada durante a Semana do MEI é muito importante para o crescimento do empreendedorismo no Brasil. “Esperamos ter excelentes resultados a partir dessa semana intensa de atividades, que visa fortalecer o empreendedorismo, peça fundamental para o desenvolvimento econômico local”.
A Semana do MEI é uma oportunidade para os empreendedores esclarecerem dúvidas sobre formalização, obrigações legais e tributárias, além de se atualizarem sobre temas, por meio de palestras, oficinas e cursos, que ajudem a impulsionar os negócios.
Fonte: Henrique Ulhoa / Prefácio