Trabalho acontece em parceria com a prefeitura da cidade e possibilita a ressocialização de duas dezenas de presidiários que trabalharam no projeto por três meses
Quem circula nos espaços públicos do município de Unaí, no Noroeste do Estado, encontra uma praça enfeitada e iluminada para esperar o Natal. O que muitas dessas pessoas não sabem é que a decoração foi toda executada por presidiários da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior. Ao todo, 21 detentos trabalharam na confecção de trenós, árvores de natal, papais noéis, estrelas cadentes, painéis de led e até um chafariz.
A data ganhou outro significado para os presos que trabalham na oficina de serralheria e marcenaria instalada na unidade prisional. Todo o material foi fornecido pela prefeitura, que desde março desse ano mantêm uma parceria de trabalho com a penitenciária. A produção e a reforma dos objetos decorativos começaram em outubro, uma ideia conjunta da direção da unidade prisional e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Segundo o diretor-geral da penitenciária, Paulo Henrique Pereira, a parceria é uma via de mão dupla, ao mesmo tempo em que a unidade ajuda o poder municipal, a prefeitura sempre colabora com a penitenciária. “São bons os frutos que rendem dessa parceria. Profissionalizamos os presos, inserimos eles no mercado de trabalho e damos uma nova oportunidade para que eles possam se ressocializar”, afirma Pereira.
Além de fazerem e reformarem os objetos, os presos também trabalharam na instalação da decoração juntamente com servidores da prefeitura e funcionários de uma empresa terceirizada. Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Risolia Navarro, contar com essa mão de obra trouxe outro encanto para as festividades natalinas.
“O feedback da população em relação a decoração é o melhor possível. As pessoas estão elogiando muito e sem a penitenciária nós não teríamos feito. 95% da decoração tem as mãos dos presos e a dedicação da diretoria da unidade prisional. Os moradores têm frequentado e elogiado muito os lugares decorados. Não é só Unaí que tem sido atingido. Estamos recebendo alunos de escolas da zona rural de municípios vizinhos, que não tiveram a oportunidade de fazer uma decoração ” conta Luciana.
Cerca de 80 estrelas cadentes foram feitas e reformadas, sete árvores de natal, quatro painéis de leds foram produzidos e outros quatro reformados, cinco pequenas árvores de natal para enfeitarem os postes da ponte da cidade, uma cerca para a casa do Papai Noel, um túnel de 20 metros feito com metal e led, dois chafarizes e um trenó em tamanho real e mais uma dezena de enfeites, todos produzidos e/ou reformados pelos presos da penitenciária.
O detento Jeferson Nunes Mascarenhas, de 24 anos, diz se sentir orgulhoso ao saber que seu trabalho está deixando a cidade mais bonita. “A importância dessa parceria é que podemos contribuir de alguma forma com a felicidade das crianças e dos moradores de Unaí. Estamos ajudando e sendo ajudados ao mesmo tempo. Ficamos muito felizes com a oportunidade”.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Administração Prisional
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.