Segundo Rose Cardoso, secretária do COMPHAP, “o conselho tem cumprido o seu papel de articular, propor, aprovar, cobrar e fiscalizar as demandas e projetos relacionados a preservação e defesa do patrimônio histórico do município.”
“-Sabemos que temos muito a fazer e é por isso que também temos trabalhado ações contínuas de educação patrimonial buscando usá-la como ferramenta, ou seja, como "um chamado" para que a comunidade se una a nós, em busca de melhorias para esse núcleo histórico, que é um dos cartões postais de Paracatu, patrimônio peculiar do noroeste e importante cenário no contexto histórico de Minas Gerais", afirmou.
O Ministério Público de Minas Gerais tem acompanhado de perto e sido parceiro das ações em defesa do Patrimônio Histórico da cidade.
Durante reunião do Conselho, a Promotora Dra. Mariana Leão, destacou o intenso trabalho e o comprometimento dos membros do COMPHAP, não só fiscalizando e conscientizando mas também buscando alternativas para os moradores.
“-Visto que esse trabalho tem apresentado resultados, tenho revertido recursos oriundos de multas para o Fundo e também temos acompanhado de perto as ações em prol da comunidade relacionadas a preservação do patrimônio histórico,” disse Dra Mariana.
Moradores sem condições Financeiras terão seus imóveis restaurados
Uma das ações mais comemoradas pelos membros do COMPHAP é o projeto que beneficia moradores de casas tombadas no núcleo historio e que não tem condições de reformar ou restaurar seus imóveis.
Os Conselheiros aprovaram inicialmente um recurso de R$ 250.000,00 (duzentos e cinqüenta mil reais), provenientes do FUMPAC- Fundo Municipal do Patrimônio Cultural para início da obras de restauração das casas de pessoas que não possuem condições financeiras para executa-las. A escolha das casas foi feita depois de visitas técnicas e laudos de assistentes sociais que atestaram a necessidade da ajuda financeira.
Sobre o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagista de Paracatu – COMPHAP
O COMPHAP- Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico de Paracatu é órgão colegiado autônomo, normativo, encarregado de assessorar o Poder Público Municipal em assuntos referentes à proteção, conservação e defesa do patrimônio cultural do Município.
Criado em 1987, constitui-se em importante passo na direção da ampliação do espaço institucional da salvaguarda do patrimônio cultural Paracatuense e na consolidação das políticas públicas.
Este conselho, que acredita que ações referentes ao Patrimônio devem ser pensadas e trabalhadas durante todo o ano, tem lutado em prol da preservação do Núcleo Histórico de Paracatu.
Fotos: Arquivo COMPHAP




