Parlamentar assume vaga decorrente da perda de mandato do ex-deputado Missionário Márcio Santiago cassado nas últimas eleições.
A Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (16/10/18) foi interrompida para dar posse ao deputado Cláudio do Mundo Novo (Pros). O parlamentar assumiu a vaga decorrente da perda de mandato do ex-deputado Márcio José Machado de Oliveira, que utilizava o nome parlamentar de Missionário Márcio Santiago (PR).
Eleito suplente na disputa de 2014, Cláudio Mota Campos, que utiliza o nome parlamentar de Cláudio do Mundo Novo, assume seu primeiro mandato na ALMG. Natural de Belo Horizonte, é formado em Administração de Empresas e é membro da Comunidade Mundo Novo, entidade assistencial sem fins lucrativos, de inspiração católica, fundada pelo deputado federal Eros Biondini (Pros-MG).
Ele coordena o projeto Mundo Novo Solidário, que apoia instituições filantrópicas como creches, associações de pais e amigos dos excepcionais (Apaes), lares de idosos vicentinos e comunidades terapêuticas, em todas as regiões de Minas.
É participante da Renovação Carismática, Canção Nova e pastorais, entre outros movimentos católicos de engajamento e mobilização sociais. Também atua no projeto Mundo Novo Sem Drogas, para recuperação de dependentes químicos e de vítimas do alcoolismo.
É membro do Conselho de Segurança Pública (Consep) da Pampulha e da Associação de Moradores do Bairro Jaraguá. Já foi chefe de gabinete da Administração Regional da Pampulha e assessor da Secretaria de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte.
A perda de mandato do ex- deputado Missionário Márcio Santiago é decorrente de decisão da Justiça Eleitoral, que o condenou por abuso de poder econômico, político e de autoridade, em função de ter participado de evento religioso realizado em Belo Horizonte às vésperas da eleição de 2014. Durante o ato, teria havido divulgação da campanha, distribuição de panfletos e pedidos de votos aos presentes.
Posse – Após a leitura do termo de posse pelo 3º-secretário da ALMG, deputado Arlen Santiago (PTB), o parlamentar empossado Cláudio do Mundo Novo agradeceu a Deus, sua família e amigos, aos eleitores e à Mesa pela oportunidade. “Lutei muito para chegar até aqui e poder fazer o bem para as pessoas. Serão quatro meses de muito trabalho”, adiantou.
“Estou aqui para servir e não para ser servido. Para defender Deus e a família. Vou me esforçar para fazer nestes quase quatro meses o que faria em quatro anos”, afirmou o parlamentar. Por fim, ele disse que dedicaria sua vida e seu mandato a todos aqueles que clamam por justiça e paz.
Os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), 2º-vice-presidente da ALMG, Arlen Santiago e Antonio Carlos Arantes (PSDB) desejaram um bom mandato a Cláudio do Mundo Novo.
Antonio Carlos Arantes acrescentou que o discurso do novo deputado era um dos melhores que tinha ouvido na Casa. Mas que Cláudio não ficaria só no discurso: “Eu o conheço muito bem e sei que é uma pessoa religiosa, humana, que se preocupa com os mais fracos, e que merece estar nesta Casa para servir”.
Fonte: ALMG