Centro Pastoral São Benedito, Patrimônio Cultural Edificado

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Paracatu é cidade privilegiada no noroeste mineiro por decorrência da diversidade e da riqueza de seu patrimônio cultural. Este patrimônio é representado principalmente pela riqueza arquitetônica de seu núcleo histórico, o qual tem empreendido diversos avanços nessa área.

Um desses avanços inclui a presença mais efetiva do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Paracatu. O Município, através da Secretaria de Cultura e o Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico de Paracatu (COMPHAP) têm estreitado a parceria com este conceituado o órgão federal.

O Senhor Luiz Mauro, Arquiteto do IPHAN, tem acompanhado de perto o projeto que será executado para o Centro Pastoral São Benedito. Disse que foi fruto de um trabalho meticuloso e que, por diversas vezes, foi necessária a sua reformulação para que pudesse atender aos princípios estabelecidos para o entorno de um bem tombado em nível federal: a Igreja do Rosário.

O Centro Pastoral São Benedito é um projeto que apresenta edificação em linhas retas, com forma e materiais contemporâneos, e como se pode ver. Não falsifica sua tipologia arquitetônica nem tampouco compromete a principal vista do setor, da Igreja do Rosário.

“Não devemos fazer de Paracatu uma cidade cenográfica. O casario do nosso Centro Histórico pode conviver com edificações novas, bastando para tanto a observação de alguns critérios básicos como restrição da altura, uso de telhas cerâmicas. Esperamos que essa edificação, depois de pronta, sirva de mensagem para todos aqueles que pensam que o moderno, para existir, precise necessariamente da exclusão do antigo. O que não é verdade. Os dois modelos podem conviver em plena harmonia.” disse Luis Mauro, Arquiteto do IPHAN.

O caso do Centro Pastoral é exemplo do que será uma edificação contemporânea, mas com traços tradicionais. A estrutura metálica será revestida. As portas e janelas serão alongadas, decrescendo de tamanho da Rua Goiás para cima. E de alguma forma deverá direcionar o olhar do observador para a Igreja, no sentido de valorizar. Ele não causará uma agressão visual ao bem tombado pelo IPHAN.

Segundo o Conselho da Comunidade do Rosário, a Construção do Centro Pastoral São Benedito também irá contribuir com a preservação da Igreja Nossa Senhora do Rosário, depois de restaurada. “Algumas atividades já não cabem na Igreja e muitas vezes, o som, a quantidade de pessoas nas celebrações e própria movimentação desta multidão contribui para acelerar o desgaste da Construção Histórica. A Igreja tem capacidade para uma máxima para 250 pessoas e a participação média nas Missas de Domingo e nos Grupos de Oração tem sido de 500 a 600 pessoas, Graças a Deus.” Explicou Glauber César, representante do Conselho da Comunidade.

"A Construção tem sido feita passo a passo uma vez que todo o recurso investido vem da própria comunidade através de campanhas, eventos e doações dos próprios membros e participantes dos Movimentos e Pastorais. O Centro Pastoral é um sonho antigo da Comunidade que será muito bem aproveitado por todos nós e pelas próximas gerações" Completou Paulo Anacleto, membro do Conselho da Comunidade do Rosário.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button