O Secretário de Cultura e Turismo de Paracatu, Isac Arruda fez uso da tribuna da Câmara na última segunda-feira 02/04 para defender o polêmico projeto de lei apresentado na casa pelo Prefeito Condé que proíbe a pesca de duas espécies de peixes no município de Paracatu durante 10 anos com propósito de diminuir o risco de extinção.
O Secretário não se intimidou com a casa cheia de pescadores e sindicalistas em sua grande maioria de outras cidades e fez questão de reforçar seu pensamento contrário aos manifestantes pediam a reprovação do Projeto de Lei na Câmara, detalhando os argumentos e ainda citando as recomendações da ONU em prol do meio ambiente.
“-Quando defendemos um projeto como esse nós não estamos proibindo pesca, mas restringindo duas espécies que estão com risco de extinção. O que nós precisamos é transformar a questão da pesca de forma sustentável. Inclusive dando sustento a quem vive da pesca e esse não é um pensamento do prefeito da cidade, é um pensamento da ONU porque acima de tudo é preciso de sustentabilidade para que no futuro ainda exista vida no Rio Paracatu,” justificou Isac.
O Secretário reforçou o entendimento de que cada município tem que cuidar das suas divisas, que Paracatu será pioneiro no projeto de preservação mas que governantes e legisladores dos municípios vizinhos devem seguir o exemplo de Paracatu.
“-Cada um tem que defender a sua própria terra. Cada um tem que guardar a sua própria casa assim como estamos cuidando da nossa. É preciso que cada Vereador de outra cidade que está aqui presente, pense com cuidado e leve essa reflexão para a sua cidade,” afirmou Isac, deixando no ar uma crítica aos Vereadores e líderes sindicais de outros municípios que estavam presentes na manifestação que são contrários ao projeto de lei que a princípio tem validade apenas no município de Paracatu.
Por: Glauber César