Servidores Municipais fazem paralização e protestam nas ruas de Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Servidores Públicos Municipais de Paracatu realizaram diversos atos de protesto nesta terça-feira na porta da Prefeitura e diversas ruas da cidade.
Eles demonstraram sua insatisfação com a proposta de 2,07% no reajuste anual da categoria, além de reivindicar adicionais de insalubridade, periculosidade, vale transporte, vale alimentação, horas extras e exames de saúde periódicos conforme determina a lei.
O Presidente do SINDSPAR, Professor Edinho defende que o movimento busca um “um reajuste mais adequado para os servidores,” acima dos 2,07% proposto pelo Prefeito Condé, já outros dirigentes falam até em isonomia com o reajuste dado aos Secretários de Governo que foi de 16%.
O Governo Municipal discorda das reivindicações feitas pelos servidores e em nota volta a destacar o aporte financeiro feito ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais – PRESERV, como um dos fatores que dificulta um maior percentual de aumento. A Nota diz o seguinte:
AO POVO DE PARACATU
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Administração, esclarece a toda população de Paracatu, que tem cumprido, em dia, sem parcelamentos ou atrasos, com todos os seus compromissos para com os servidores públicos municipais, apesar da crise financeira que o Brasil enfrenta, que afeta em cheio estados e municípios. Em Minas Gerais, o Governo do Estado parcela em três vezes o salário de seus servidores – o que afeta muitas famílias paracatuenses -, atrasa repasses para os municípios e até mesmo retém recursos, como é o caso do IPVA.
Em função disso, mais de 65% dos municípios mineiros – dados da Associação Mineira dos Municípios (AMM) – estão com os pagamentos dos seus servidores atrasados, prejudicando significativamente as economias locais e os orçamentos de milhares de famílias.
Enquanto outras prefeituras demitem e sequer pensam em reajustar salários, em Paracatu, essa realidade é bem diferente. Todos os compromissos da Prefeitura Municipal estão sendo honrados de forma responsável pela Administração.
Nestes 5 (cinco) anos de Governo, a administração regularizou os repasses de aportes ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais – Preserv, aumentando significantemente seu patrimônio liquido, garantindo a vida financeira do órgão para dar tranquilidade ao servidor em sua aposentadoria. Hoje, o instituto tem em seus cofres mais de R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais), ou seja, em apenas 5 anos, a administração Olavo Condé triplicou o patrimônio do Instituto, que sofria com a não realização dos repasses em diversas administrações anteriores.
 Não bastasse isso, estamos concedendo um reajuste salarial aos nossos servidores (efetivos, contratados, comissionados, aposentados e pensionistas) de 2,07% (dois inteiros e sete centésimos por cento), conforme variação inflacionaria medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, para o exercício de 2018, ou seja, acima do reajuste do salário mínimo dado pelo Governo Federal, que foi da ordem de 1,81% (um inteiro e oitenta e um centésimos por cento), conforme proposta apresentada ao Sindspar).
 Reivindicar é um direito dos servidores, mas neste momento que o país atravessa, é preciso ter bom senso e pensar no todo, no bem estar da população. A Administração ofereceu o reajuste possível e o servidor municipal de Paracatu entende isso.
 A Prefeitura Municipal informa ainda à população, que todos os seus setores estão funcionando normalmente, em uma demonstração de que, majoritariamente, os servidores municipais compreendem o momento pelo qual todos passamos.
 É na nobreza de suas funções e no zelo e acolhimento ao povo de Paracatu, que nossos servidores demonstram toda a sua fibra, compromisso e dedicação.
 
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button