Ter medo de perder emprego para uma máquina é como ter medo do lobo mau!

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Historicamente, os avanços da tecnologia, são os motores que impulsionam as transformações no mercado de trabalho, certo? Isso porque, com novas ferramentas e novos processos, o papel dos funcionários se modifica dentro das empresas em períodos cada vez mais curtos. Com isso fica cada vez mais difícil responder a pergunta: O que podemos esperar do futuro do trabalho?
O fato é que o mercado ainda vai se transformar muito nos próximo anos, nas próximas décadas. E apesar de ser impossível prever o futuro, se olharmos para o passado e dedicarmos um tempo observando as mudanças, é possível identificar as tendências e os setores que vão se transformar de forma mais impactante. E falando sobre isso, estou falando do seu futuro!
O mercado financeiro por exemplo é um caso em que a tecnologia transformou por inteiro e, consequentemente, a demanda por mão de obra diminui. Há 20 anos atrás, talvez ainda havia o sonho de muitos por aí se tornarem “bancários, escriturários e seguirem carreira em uma instituição bancária, hoje essas pessoas devem estar pensando em aplicativos…
Foram muitaos degraus. O primeiro degrau foi o surgimento dos caixas eletrônicos, do auto atendimento, da internet, dos aplicativos.
Com o surgimento dos protocolos de segurança, o surgimento de aplicativos de celular para gerenciar as contas e por aí a fila anda.  Até pouco tempo atrás era necessário ir até uma agência para efetuar um simples TED, uma transferência bancária, ou seja, por muito tempo nem sonhávamos que um dia poderíamos fazer isso com cliques onde quer que estivéssemos, sem sair do lugar.
Tudo isso fez com que os clientes precisassem cada vez menos utilizar a infraestrutura das agências bancárias e, portanto, com a diminuição da clientela nas agências certamente houve a necessidade de rever a quantidade de Caixas disponíveis.
Então chegamos a que conclusão? A tecnologia tomou lugar do trabalhador? Extinguiu postos de trabalho? Não!!!!  A partir do surgimento da tecnologia, muitos outros foram criados nessa cadeia de produção.
Quando falamos em futuro do mercado de trabalho é fato prever que as atividades relacionadas à tecnologia e ao mundo digital terão grande impacto no que diz respeito a novas profissões. Nesse sentido, pensamos em cientistas ou engenheiros de dados, especialistas em cloud computing, designer de realidade aumentada, entre outros. Mas é claro, lógico e evidente que apenas a formação não garante a empregabilidade.
Uma dica para os profissionais que não querem perder o bonde dessa história é buscar atualização constante, acompanhar as tendências e principalmente desenvolver habilidades que vão além da competência técnica de suas profissões.
Eu sempre falo muito com meus alunos sobre aspectos de liderança, inovação, criatividade e competências de gestão das mais diversas.  Pra mim isso são algumas das capacidades complementares aos profissionais e que estão sendo cada dia mais demandadas pelas empresas.
Sempre existirá uma lacuna entre a velocidade com que as empresas demandam, as  competências e o que o mercado de trabalho oferece. Essa realidade é ainda maior no Brasil, onde comprovadamente ainda é baixa qualidade de ensino.
Resumindo, o profissional do futuro precisa estar pronto para se adaptar às novas relações de trabalho. Jornadas engessadas e salários fixos devem ficar no passado. A tendência é que as contratações aconteçam cada vez mais por demanda, por projetos ou por resultados, exigindo uma maior habilidade de gestão por parte do trabalhador.
A tecnologia vai impactar sim, todos os setores, desde a área de saúde, ciências humanas até o setor de serviços. Mas, se você já está com medo de perder seu emprego para uma máquina, saiba que habilidades de adaptação, empatia, criatividade e outras habilidades para propor soluções a problemas e tomadas de decisão ainda não são programáveis!!!
Termino com as palavras do grande cientista Stephen Hawking, que faleceu nesta quarta-feira 14/03: "Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança."

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button