Depois da repercussão negativa e das duras críticas recebidas principalmente em páginas na internet e em redes sociais, a Prefeitura de Paracatu voltou atrás e começou a montar nesta quinta-feira (21/12) a decoração de natal em parte da Praça Firmina Santana.
Ainda que de maneira improvisada e faltando poucos dias para o Natal, estão sendo instaladas na Praça algumas peças da decoração usada nos anos anteriores, o que provavelmente não terá custo para os cofres públicos.
Não se sabe ao certo como foi contratado o serviço ou como foi feito o planejamento para decoração mas em uma nota que está sendo enviada por Secretários de Governo e servidores municipais através de Facebook e circulando em grupos de What’s App, com o título: “Esclarecimentos”, o governo afirma que o município está passando por uma crise econômica e que por isso “não seria feita a decoração natalina”.
“Com relação a decoração de Natal, realmente em uma condição excepcional o município deixou de fazê-la. O País inteiro passa por uma crise econômica como nunca vista antes e Paracatu não foi diferente, o município teve que rever suas contas e priorizar seus gastos em ações de governo consideradas prioritárias, como por exemplo, Saúde, Educação e Segurança.”
O que não é verdade pois segundo o Portal da Transparência, em 2013, primeiro ano do Governo Condé, o orçamento aprovado pela Câmara deixado pelo ex-prefeito Vasquinho foi de 198 milhões de reais. Já em 2016 a arrecadação do município batia a casa dos 329 milhões e 334 mil reais e na última semana foi votada na câmara a previsão orçamentária para 2018 na ordem de 374 milhões de reais, confirmando um crescimento bem acima da inflação.
Na ocasião, o Presidente da Câmara, Vereador Ragos Oiveira (PT) comentou que, “enquanto na economia o Brasil encolhe, Paracatu cresce a previsão orçamentária para o próximo ano em mais de 10%.”
A nota segue causando estranheza aos cidadãos:
“Em tempos de recursos escassos e dimunição de repasses dos governos estadual e federal, você tivesse que escolher entre investir verbas para manter mais leitos do Hospital em funcionamento ou uma iluminação Natalina, qual seria sua prioridade?
Nas mesmas circunstâncias, tivesse que escolher entre manter vagas para alunos e fazer reformas nas Escolas da rede municipal ou fazer a Casa do Papai Noel, qual seria sua prioridade?
Para o município neste momento de escassez de recursos e de verbas de outras fontes, a prioridade é atender mais pacientes, manter mais leitos no Hospital, pagar salários em dia, ter mais alunos em salas de aula e mais obras estruturais. E para isso, cada centavo conta. A verba da decoração de natal, pode não pagar todas essas contas, mas tem ajudado…”
Milhares de internautas comentaram o questionamento do poder público aos cidadãoes, principalmente pelo fato de que outros eventos e investimentos já foram cancelados com os mesmos argumentos.
“Já vi a cidade sem carnaval para investirem saúde e até hoje não vi a tal saúde. A festa de aniversário da cidade foi reduzida para investimento na Segurança, há anos não sei o que é isso em Paracatu. Incoerente economizar tanto e aumentar o salário do secretariado municipal a pouco meses atrás!” disse Murilo Aragão Faria
“Semana passada me desloquei à cidade de Patos de Minas (onde encontrei diversos Paracatuense) para consulta médica. Então volto a perguntar: cadê o dinheiro investido na tal saúde de Paracatu que vcs acabaram de falar? Está em Patos?” Finalizou, questionando.
A nota termina afirmando que a decoração do próximo Natal será planejada ao longo de todo o ano.
“Esperando que em 2018 a economia permita maiores investimentos, a Prefeitura já esta reestruturando a forma de organização e montagem da decoração de Natal, que será preparada desde o início do ano.
Trabalhar com responsabilidade social e com respeito ao cidadão é e sempre será nosso compromisso com nossa querida Paracatu.”