“Sem magia”, lojistas e moradores reclamam da falta de iluminação de Natal

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
A falta de iluminação e decoração natalina no centro da cidade e em pontos estratégicos de Paracatu, tem desagradado  moradores, comerciantes, turistas e populares. Neste ano não foi montada nem a Casa do Papai Noel e a tradicional árvore de Natal, na Praça Firmina Santana.
“-O natal e o ano novo são épocas de renovar a esperança e a decoração, as luzes são partes fundamentais para criar esse clima natalino de advento e ajuda a animar a população. Mas sinceramente, esse ano Paracatu parece estar apagada, sem vida, sem magia e sem esperança em um ano melhor pela frente.”, comenta a visitante Maria Linhares que veio a Paracatu por ocasião da formatura de um sobrinho na Faculdade de Medicina.
APAGA-SE A ESPERANÇA! A falta de decoração das ruas pode afetar o comércio?
Outros que tem muito a reclamar são os lojistas. Sentido os efeitos da crise econômica, eles tem sentido que os clientes estão mais desanimados do que em outros Natais: “A magia do natal sempre foi muito boa para o comércio. A decoração é um símbolo do espírito natalino! As pessoas ficam mais animadas, com o clima criado pelos enfeites e iluminação que acabam contagiando as pessoas nesta época do ano,” afirma Eleuza, gerente de uma loja de roupas no centro da cidade.
Para o empresário Gilvan Borges, que tem lojas no centro da cidade, “as pessoas saiam de casa pra ver decoração e compravam algum presente nem que seja uma lembrancinha e a ausência do incentivo aumenta as dificuldades do – já sofrido – comércio local.” “-Infelizmente o comércio já está desafiante (insegurança, inadimplência, custos altos) e ainda não temos apoio do poder público. Aí fica difícil!,” desabafou o jovem empresário.
Desde o início das atividades do Portal Paracatu.Net – há mais de 15 anos – esta foi a primeira vez que não houve nenhuma ação neste sentido pelo poder público.
Para a empresária Sabrina Pina, a falta da decoração prejudicou o movimento na área comercial da cidade. “-Querendo ou não, a decoração aflora nas pessoas aquela magia do natal. Faltou sim. Hoje nós fechamos as 19 horas porque não adianta ficar aberto até mais tarde porque não tem ninguém na rua. Faltou sim aquela decoração pra despertar e ajudar os comerciantes nesta época de vendas antes do natal,” afirma a Comerciante.
O visitante José Carlos Correia, ex-prefeito de uma cidade do interior de Goiás disse que mesmo que “pequena” alguma decoração deveria ter sido feita. “-Até entendo economizar um pouco. Não precisa fazer uma decoração cara e grande. Mas não colocar nenhum pisca-pisca? Os comerciantes pagam o IPTU caro pra prefeitura. Será que não merecem alguns pisca-piscas em torno de algumas arvores?  Meu filho formou aqui este final de semana e trouxe a família inteira pra encontrar uma Paracatu apagada e sem graça. Uma pena.”, lamentou o turista.
Nas redes sociais milhares de comentários também criticam o momento histórico na cidade que tenta se projetar a nível nacional através do turismo.
“-Triste em ver uma cidade tão linda como Paracatu ter um dos natais mais feios da história! Como pode um município histórico com tanta riqueza e belezas naturais pode atrai turistas e paracatuenses ausentes nesta data tão importante não ter uma faixa decorativa sequer? Falta de dinheiro ou de vontade?” questiona o radiologista Ériton Cruvinel.  “-As cidades da região estão todas decoradas, alimentando o espírito natalino e toda magia que esse época representa, enquanto Paracatu está parecendo uma cidade fantasma! Nem a casinha de papai Noel que sempre foi uma graça tiveram coragem de fazer,” lamenta.
Já Murilo Aragão, elevou o tom das críticas e em um desabafo lamentou o momento “histórico” da cidade que já foi considerada a Atenas Mineira “-Paracatu morreu e nem seu “espírito” ficou para o Natal!” afirmou.
“-A casinha do Papai Noel e a decoração de natal já foram tão elogiadas e já atraíram turistas para nossa cidade, mas nesse ano não tem presépio, não tem árvore de natal, nem cartinhas das crianças. Temos descaso! Muito descaso. Nossa cidade está acabando e ninguém faz nada!!” Desabafou e finalizou Murilo.
Nossa reportagem fez contato com a prefeitura, através de sua Assessoria de Comunicação e Secretaria de Governo para saber os motivos que levaram a ausência da iluminação decorativa, mas não tivemos nenhum tipo de retorno “até o momento”.
 

Na foto, a principal avenida da cidade, a Av. Olegário Maciel sempre foi uma das mais enfeitadas e este ano está escura, a exemplo da Av. Dep. Quintino Vargas.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button