Atendimento de PM salva recém-nascido engasgado durante amamentação em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Um bebê, recém-nascido, com apenas 19 dias de vida foi salvo depois de um atendimento feito por uma policial militar, após ter engasgado durante amamentação. O fato aconteceu no dia 10 de novembro, mas só agora foi divulgado pela Polícia Militar.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da PM, por volta das 22h30min, a central 190 recebeu um chamado, onde uma mãe relatava desesperada que seu bebê estava engasgado. A mãe da criança já havia procurado ajuda de uma vizinha, mas diante da situação resolveram ligar no 190.

A cabo da PM, Patrícia Caldas, rapidamente passou orientações de primeiros socorros para a mãe realizar no recém nascido, pedindo que segurasse o bebê inclinado para a frente e em seguida desse palmadas de leve nas costas dele, fazendo compressões torácicas. Alguns segundos depois do procedimento, a criança voltou a respirar normalmente. 

No áudio divulgado pela Polícia Militar, foi possível ouvir o choro emocionado da mãe e alegria da Policial Militar que ajudou a salvar a vida do recém nascido.

Alguns dias após o atendimento que salvou a vida do garotinho Pedro, os militares foram até a casa do recém-nascido, quando a cabo Patrícia Caldas, teve a oportunidade de conhecer a criança. 

Você sabe o que fazer em situações como esta?

Crianças podem engasgar com objetos levados indevidamente à boca ou mesmo com a alimentação normal. É importante saber identificar um episódio desses para tomar as providências adequadas. 

A situação é mais grave quando a criança não consegue chorar, tossir ou falar. Isso indica que as vias aéreas estão totalmente fechadas e você vai precisar ajudá-la a voltar a respirar. 

Não tente retirar o eventual objeto com suas mãos, ao menos que você consiga vê-lo ao abrir a boca da criança. O risco é acabar empurrando ainda mais o objeto e piorar a situação. 

(O ideal é que, antes que esse tipo de acidente aconteça, você tenha certo "treino" do que fazer, para agir com mais segurança e confiança. Peça ao pediatra, durante uma consulta de rotina, para demonstrar no consultório as manobras necessárias.)

O que fazer quando o bebê engasga

A primeira conduta é pedir para alguém acionar o serviço médico especializado — Corpo de Bombeiros (193), ou mesmo 190 (como foi o caso acima) — ou providenciar transporte até o pronto-socorro mais próximo. Se não houver mais ninguém por perto, tente desengasgar o bebê por dois minutos e então peça ajuda. 

Faça as seguintes manobras para desengasgar o bebê: 

• Segurando o bebê inclinado para a frente (conforme a foto acima), dê até 5 palmadas nas costas dele, usando sua mão aberta. A posição da cabeça levemente inclinada para a frente facilita o processo de desengasgo e evita que a criança broncoaspire caso vomite durante as manobras.
• Vire o bebê de barriga para baixo, segurando firmemente entre suas mãos e braços, e faça duas compressões torácicas, conforme a foto abaixo. 
• Verifique se o bebê vomitou ou expeliu o objeto que causou o engasgo. Em caso negativo, repita a operação.
•  Assim que o bebê desengasgar, a primeira reação será chorar.

Como desengasgar crianças de mais de 1 ano

No caso de engasgo de crianças com mais de 1 ano de idade, você pode realizar a manobra de Heimlich. 

• Posicione-se atrás da criança, abraçando-a em torno do abdômen. (Pode ser que você precise ficar de joelhos atrás da criança para fazer a manobra.)

• Segure o punho de sua outra mão e faça compressões contra o abdômen, entre o fim do osso esterno e o umbigo na direção para cima, por quatro vezes. As compressões devem ser vigorosas mas não violentas, para não machucar a criança

• Mesmo que a criança se desengasgue e pareça bem, se ela tiver perdido a consciência, mesmo que rapidamente, leve-a ao hospital no mesmo dia.

• Caso a criança piore e deixe de respirar, grite imediatamente para alguém chamar o serviço médico especializado, ligando para 192 (Samu) ou 193 (Corpo de Bombeiros), ou providenciar um transporte até o hospital. Enquanto isso, comece a fazer compressões torácicas nas manobras de ressuscitação.

À medida que seu filho cresce e começa a experimentar outros tipos de comida, é preciso ficar de olho em certos alimentos inadequados para crianças, pelo potencial de engasgos.

Fonte: Ass Com PMMG / babycenter.com 

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button