Professor Buda denuncia abuso por parte de secretário e faz criticas ao governo

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
O Professor de Jiu Jitsu e ativista social, Leonardo Bispo de Jesus, o “Buda”, fez uso da tribuna da Câmara na última segunda-feira (30/10) para levar ao conhecimento do legislativo uma série de denúncias de maus tratos e abuso de autoridade ocorridas na Prefeitura de Paracatu durante as manifestações do dia 18 de outubro, quando dezenas de pessoas se reuniram na porta da Copasa e depois se dirigiram até o Paço Municipal na expectativa de falar com o Prefeito Olavo Condé (PSDB), sobre a situação crítica que moradores estavam vivendo com a falta d’água no município.
Na ocasião, segundo o Professor "Buda", o Secretário de Segurança Pública Carlos Renato Zenóbio, não respeitou os moradores que realizavam uma “manifestação pacífica”, agindo segundo ele “com truculência e arrogância, chegando ao ponto de dar voz de prisão ao professor.”
“-O secretário mentiu quando disse que eu o agredi até porque se eu tivesse feito isso ele com certeza não estaria aqui, estaria no mínimo hospitalizado, mas eu não uso de força física pra resolver problemas e sou contra a violência em todo sentido, e é isso que eu ensino para meu alunos, o que eu aprendi com meu Mestre,” explicou.
Leonardo que também é atleta profissional e já foi campeão em campeonatos representando Paracatu, elogiou o trabalho e a atuação de vários parlamentaresque apoiam iniciativas sociais, da Secretária de Educação Fátima Ulhoa e  da Secretária de Assistência Social Ana Amélia Medeiros, mas em contra partida criticou duramente o governo pelo que ele chamou de “gasto desnecessária.”
“-A criação dessa secretaria de segurança até hoje só deu despesa para o município e enquanto isso os jovens de Paracatu vão morrendo a míngua, a violência vai aumentando e o Prefeito diz que não tem dinheiro para ajudar as instituições, mas tem dinheiro pra gastar a toa com essa secretaria,” criticou.
A Secretaria de Segurança Pública foi criada a partir da migração de orçamento e servidores lotados na extinta Secretaria de Indústria e Comércio. E essa mudança também foi contestada pelo Professor.
“-Acabaram com uma Secretaria que dava suporte para as atividades econômicas, pro comerciantes do município, para as empresas que geram emprego e renda pra criar uma Secretaria que não está dando retorno nenhum para os cidadãos,” criticou Buda que finalizou externando sua indignação durante a leitura de uma mensagem enviada pelo Coronel a um grupo de “amigos” em uma rede social em que ele chama o Professor Leonardo de “Marginal”.
 “Ele, o secretário, está lá só pra fazer guarda pro Prefeito, só pra dar gasto pro Município. E se alguém não concorda que apresente alguma coisa útil, alguma coisa boa que essa secretaria tem feito pela nossa comunidade porque ao meu ver essa secretaria não tem serventia nenhuma pra cidade. Qual serviço que ele, o Secretário tem prestado a cidade? ” indagou.
O que diz o Secretário
A equipe da Secretaria de Segurança sempre acompanha pessoalmente as reuniões no legislativo, mas o titular da pasta não quis se manifestar oficialmente.
Em conversa com representantes da imprensa local, o Coronel Carlos Renato Zenóbio disse apenas que, deu voz de prisão por desacato e desobediência, que ele tem prerrogativa pra isso como militar da reserva. Esclareceu ainda que em momento algum, segundo ele, chamou “Buda” de marginal, mas sim que “as ações dele foram de um marginal.”
Sobre as acusações em redes sociais, o Coronel disse que apesar de ter viralizado na internet, “a mensagem foi compartilhada apenas entre amigos e nos grupos de trabalho do Governo.”
Questionado sobre as providências tomadas, Carlos Renato disse que sua ação se limita ao registro de um Boletim de Ocorrência – BO que encaminhou juntamente com um ofício à Promotoria de Justiça.
“-Ele falou a versão dele. Tá em seu direito. Em princípio, prefiro dar prosseguimento aos fatos narrados no BO,” afirmou o Secretário.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública disse que já solicitou cópia da gravação da tribuna do Professor de Jiu Jitsu e afirmou que irá analisar o que foi falado e posteriormente enviará nota à imprensa.


 
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button