O Presidente da Câmara de Paracatu, Vereador Ragos Oliveira (PT) anunciou durante a última reunião do legislativo, que a Câmara encaminhou cheque de R$ 100.000,00 para que a Prefeitura contrate 20 caminhões pipa que farão distribuição de água para os bairros que estão sofrendo com o desabastecimento da Copasa.
Durante sua fala, Ragos fez questão de lembrar a atuação do legislativo que segundo ele, “interviu e alertou o governo e a empresa concessionária sobre as falhas que levariam o município ao caos no abastecimento,” que acontece hoje.
“-Desde 2001 que nós estamos aqui na Câmara alertando a Copasa e a Prefeitura sobre a falta de investimento no sistema de captação de água sobre a falta de tratamento de esgoto em Paracatu. Foram feitas várias audiências públicas e gerado relatórios ao Prefeito Arquimedes, Prefeito Vasquinho e ao Prefeito Olavo Condé. Em todos os relatórios foi alertado sobre a falha na captação da água no Santa Izabel,” acusando o executivo de uma possível omissão.
Oliveira ainda acusou “algumas pessoas” sem citar nome e chamou de “aproveitadores de plantão” aqueles que segundo ele “estão tentando arrumar um culpado e jogar a culpa da falta de água sobre a Câmara de Vereadores”, e disse que depois do “socorro” irão aprofundar a discussão sobre as responsabilidades.
“-Todos tem sua parcela de culpa e nós Vereadores, além de cumprimos com nossa função de fiscalizar o governo, ainda estamos tomando essas medidas pra corrigir o mal feito. A curto estamos entregando o valor pra contratar 20 caminhões que amanhã mesmo estarão aqui em Paracatu pra ajudar a resolver o problema da população, mas depois que essa fase passar, aí sim nós vamos abrir uma CPI pra apurar responsabilidades,” garantiu Ragos.
O Vice Presidente da casa, Paulo Pereira (PMN), reforçou as palavras do Presidente e ainda garantiu seu apoio a abertura da CPI da falta d’água.
“-A COPASA não está nem aí e como nós não vamos deixar o povo não mão, vamos resolver a questão momentânea, e logo depois que amenizar o problema, vamos ter que abrir uma CPI para apurar as responsabilidades e denunciar o contrato porque senão no ano que vem nós estaremos passando pelos menos problemas,” alertou o efetivo Vereador.
Gilsão do Paracatuzinho (PRTB) também criticou aqueles que tem tentado atribuir à Câmara o problema da falta d’água na cidade. “-Isso que estão fazendo nas redes sociais é canalhice de pessoas que estão querendo se promover pras eleições de 2020,” acusou.
O Líder de governo Marcos Oliveira (PTB) também minimizou a responsabilidade da Câmara, afirmando que todo o esforço tem sido feito. “-Neste momento tem surgido aventureiros, aproveitadores de plantão que querem manchar um trabalho que estamos fazendo diuturnamente. Nós fizemos amplas discussões, fizemos reuniões, montamos comissões, mas infelizmente não conseguimos resolver o problema,” lamentou Pastor Marcos.