Inicialmente, os militares fizeram um estudo para identificar os principais locais onde ocorrem ações causadoras de poluição sonora, sendo que a grande maioria é resultante de som automotivo. Depois de realizado este levantamento e definida a forma estratégica de atuação, os policiais foram às ruas, equipados com o decibelímetro.
Durante o primeiro dia de trabalho da “Patrulha Sonora”, por volta das 21:30h do dia (29/17), sexta-feira, os policiais abordaram um veículo Corsa que circulava com o som em alto volume, na Avenida Olegário Maciel. Ao medir a intensidade sonora através do aparelho decibelímetro, verificou-se o índice que caracterizava poluição sonora referente à infração ambietal. Ademais, ao verificar a situação do veículo no sistema informatizado, constatou-se que o carro estava com o licenciamento atrasado e o condutor era inabilitado.
Diante do fato, o veículo foi apreendido e encaminhado para o pátio credenciado.
Mais tarde, por volta das 23:15h, os policiais militares abordaram uma Saveiro, na Avenida Olegário Maciel, com equipamento de som automotivo instalado. Foi realizada a medição dos ruídos, e conforme o resultado acusado no aparelho, também foi constatada a infração ambiental e a infração de trânsito. Deste modo, o veículo foi apreendido, sendo lavrada a autuação de trânsito e posteriormente a autuação ambiental.
Já no dia (01/10), domingo, por volta de 00:11h, os policiais militares depararam com outro veículo Corsa, com som alto provocado por equipamento de som automotivo instalado.
Com a utilização do aparelho decibelímetro, ficou constatada a infração ambiental.
Diante do fato, o veículo foi apreendido juntamente com o aparelho de som.
Os responsáveis pelos 03 (três) veículos apreendidos foram presos e por crime ambiental. O valor da multa é de R$4.475,00 (quatro mil, quatrocentos e setenta e cinco reais), e ainda é feita a autuação pela infração de trânsito.
Além de veículos, estabelecimentos comerciais e residências também serão fiscalizados.
Fonte: Polícia Militar


