Paracatu sedia Seminário de Tendências do Agronegócios do Noroeste

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Evento gratuito, destinado aos produtores rurais da cidade e região, acontece nos dias 21 e 22 de agosto
A agropecuária é, hoje, o maior gerador de riqueza do Noroeste de Minas Gerais, correspondendo a 36% do Produto Interno Bruto (PIB) da região. De olho na representatividade econômica do segmento, o Sebrae Minas, com apoio de entidades parceiras, traz para Paracatu o 1º Seminário de Tendências do Agronegócios.

O evento, que acontece nos dias 21 e 22 de agosto, no Jóquei Clube, será gratuito e destinado aos produtores rurais da cidade e da região. Nos dias de seminário, haverá a discussão de quatro grandes eixos temáticos: governança, sustentabilidade, mercado e futuro. Como as vagas são limitadas, os interessados podem se inscrever na sede do Sebrae Minas, em Paracatu, ou pelo telefone (38) 3679-8300.
Na programação, estão palestrantes renomados nacional e internacionalmente, como o ex-ministro da Agricultura e estudioso do potencial da região do Cerrado para a produção agrícola, Alysson Paulinelli, que irá apresentar o perfil do agronegócio no Noroeste mineiro. Também estará presente o jornalista e executivo José Luiz Tejon, autor e co-autor de 32 livros, sendo dois publicados também na Europa, sobre temas como carreira, superação, gestão, marketing e vendas.
Segundo o gerente do Sebrae Minas da Regional Noroeste, Marcos Geraldo Alves, a intenção é que o seminário seja uma porta de abertura às novas possibilidades de atuação no território, especialmente, em se tratando de questões vinculadas à agregação de valor ao que é produzido na região. “As temáticas serão trabalhadas por meio de cases de sucesso de projetos aplicados com apoio do Sebrae em outras regiões do país. Entre elas, estão branding e estratégias de marca, inovação no campo e agricultura digital, mercado, melhoria na utilização dos recursos hídricos, gestão das propriedades rurais e sucessão familiar”, destaca.
PROGRAMAÇÃO
Data: 21/8
19h: Recepção e credenciamento
19h30: Abertura – Atuação do Sebrae no Agronegócio
20h: O perfil do agronegócio do Noroeste mineiro – Alysson Paulinelli – Ex-ministro da Agricultura. É engenheiro agrônomo especialista em estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola.
Data: 22/8
9h – Painel: GOVERNANÇA para o Agronegócio
Mediação: Inácia Soares – ‎Jornalista e colunista de negócios da rádio BandNews FM, comentarista de negócios da TV Band Minas.
Participantes: Associação Brasileira de Criadores de Suínos – ABCS (Lívia Machado)
                       Federação dos Cafeicultores do Cerrado (Juliano Tarabal)
                       APROSOJA Brasil (Fabrício Morais Rosa)
                       Região de São Gotardo (Eduardo Sekita)
11h20 – Painel: SUSTENTABILIDADE – Gestão de Recursos Hídricos
Mediação: Pierre Vilela, engenheiro agrônomo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg)
Participantes: Pedro Diesel – Projeto Água Viva, Irriganor, Comitê Bacia do Paracatu, Comitê Vale do Urucuia e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).
14h – Mercado: Qual é o papel do Produtor – Sérgio Carvalho – gerente regional do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)
14h15 Palestra: O MERCADO Agrícola no cenário de instabilidades.
Palestrante: Cesar de Castro – Engenheiro Agrônomo e integrante do corpo técnico da MB Agro.
15h30 – Qual é o FUTURO do Agronegócio?
Moderação: Inácia Soares
Participantes: Mariana Vasconcelos – idealizadora do Agrosmart (aplicativo que conecta o agricultor à sua plantação, reduzindo o consumo de água na irrigação. A ideia rendeu à jovem uma bolsa para estudar na Califórnia)
Pierre Vilela – FAEMG
Produtores do noroeste mineiro
17h – Além da Porteira
Palestrante: José Luiz Tejon – professor, jornalista, executivo e autor e co-autor de 32 livros com temas sobre carreira, superação, gestão, marketing e vendas. Foi Diretor do grupo O Estado de S Paulo, da Agroceres e executivo da Jacto S/A.

Fonte: Flávia Ferraz / Idea Com

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button