O WhatsApp já é usado amplamente por empresas de todos os tipos. E agora o Facebook parece estar desenvolvendo uma solução dedicada a esse mercado, de forma a entregar ferramentas “oficiais” para as companhias que fazem uso do mensageiro. Pelo menos, é isso o que demonstra uma série de informações vazadas nesta quinta-feira (27).
De acordo com os rumores, o WhatsApp estaria prestes a ganhar uma edição dedicada a pequenos e médios negócios, que teria como principal destaque uma opção de verificação. Assim, como acontece no próprio Facebook, os clientes poderão ter a certeza de que estão conversando com um perfil legítimo, sentindo-se seguros para falar de negócios e passar informações pessoais.
Alguns critérios, entretanto, devem ser seguidos, como um máximo de caracteres usado no nome de exibição – provavelmente de forma a caber na tela – e restrições com relação ao avatar utilizado. Os negócios também não poderão modificar seus títulos uma vez que tenham sido verificados, mas não há limites quanto à alteração da imagem, desde que, claro, elas sigam as normas.
O nome da aplicação, entretanto, seria o mais direto e pouco atrativo possível: “WhatsApp Small and Medium Business”. Com versões em desenvolvimento para Android, iOS e, surpreendentemente, Windows Phone, o aplicativo teria lançamento simultâneo em todas as plataformas após um período de testes, que ainda não começou.
A integração seria automática para os usuários, sendo possível falar com empresas ou receber anúncios diretamente do aplicativo convencional. Para utilizar tais ferramentas, entretanto, os negócios teriam de baixar a solução específica para eles, algo que deve facilitar a vida dos analistas de redes sociais, que poderão manter a versão tradicional do WhatsApp exclusivamente para uso pessoal.
Métricas também estariam disponíveis para as marcas, com relatórios detalhados que mostram o número de usuários que possuem o contato adicionado e o total de mensagens trocadas por eles. Anúncios oficiais também poderão ser feitos pela plataforma, com todos os clientes adicionados recebendo a mesma mensagem simultaneamente – eles podem optar por não serem notificados sobre isso, ao contrário do que acontece com comunicações convencionais. Os anúncios serão acessíveis por uma seção específica em cada janela de conversa.
O WhatsApp ainda estaria trabalhando em um sistema de segmentação de mensagens, que poderia informar um cliente específico sobre o atraso em seu voo, ou um grupo deles sobre problemas de trânsito na rota que costumam pegar para o trabalho, usando apps de transporte. Tais funcionalidades, entretanto, estariam exigindo um trabalho adicional e podem não chegar à primeira versão do mensageiro voltado para negócios.
Os boatos surgem dois anos depois de o próprio Facebook ter afirmado que gostaria de dar ferramentas específicas para negócios que usam o WhatsApp em sua rotina. Na época, as opções dedicadas às marcas na própria rede social ainda estavam começando a surgir e a ideia de um desenvolvimento paralelo fazia sentido. As novidades para o mensageiro, entretanto, nunca vieram, mas, pelo jeito, não foram deixadas de lado.
A rede social, entretanto, não confirmou a existência de uma aplicação dedicada às empresas e o mesmo vale para os responsáveis pelo WhatsApp. Não se sabe, também, se outras funções que já existem atualmente no Facebook também poderão ser aplicadas a essa versão específica do mensageiro.
Fonte: Canaltech
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.