O corpo de um homem de 40 anos, identificado como “José Alves Menino Filho”, foi localizado nú próximo as tubulações de rejeito da Mineradora Kinross em Paracatu. A vítima já era considerada desaparecida pois anteriormente o seu irmão comunicou que o “Zezinho”, como era conhecido, havia saído para praticar garimpo na área de rejeito da mineradora e não havia voltado.
Por volta das 11 horas da manhã desta quarta-feira (23/02) a Polícia foi chamada pela equipe de segurança da Kinross onde o corpo havia sido encontrado.
Informações preliminares de testemunhas, dão conta de que havia vários ferimentos no corpo da vítima, o que levanta suspeitas sobre um possível homicídio e confirma que já existe uma guerra entre grupos de garimpeiros invasores.
Segundo a perícia, havia uma lesão na parte posterior do crânio da vítima, fato este que certamente foi o que ocasionou a morte.
No local foi constatada a existência de rastros de pessoas descalças que foram em direção à vítima. Em contato com familiares da vítima, eles não apresentaram os suspeitos da possível autoria do delito. Seguem os rastreamentos almejando identificar e prender os autores do fato.
O fato chama atenção também para uma outra situação preocupante que tem sido relatada por garimpeiros que é a atuação dos chamados chamados “piratas” dentro da mineradora, que são bandidos que ficam observando a atuação dos invasores dentro da área e roubam o material de rejeito assim que os mesmos saem das tubulações na área da mineradora.
Na tarde desta quarta-feira, a Kinross emitiu uma nota de esclarecimentos sobre o caso.
Nota de Esclarecimento
A Kinross lamenta informar um incidente envolvendo uma pessoa após invasão em sua área industrial.
A empresa esclarece que hoje, dia 22, por volta das 11h da manhã, a segurança da empresa foi informada que uma pessoa que teria invadido a sua propriedade estava desaparecida desde a noite anterior. Imediatamente a equipe de Segurança Patrimonial iniciou as buscas dentro da área da Kinross e, infelizmente, no início desta tarde o corpo foi encontrado e confirmado o óbito.
A empresa acionou imediatamente as autoridades competentes, que já estão presentes no local para a condução de todo o procedimento necessário.
A Kinross reitera que a vida e a segurança de seus empregados, contratados e da comunidade em geral é um valor para a empresa e está em primeiro lugar. A empresa mais uma vez lamenta o atual cenário de criminalidade e o consequente risco de perda de vidas nestas atividades criminosas.
Ideia Comunicação
Assessoria de Imprensa Kinross
Por: Glauber Céasr