Após receberem panfletos que resumem a história da instituição e suas atividades, os estudantes foram guiados pelos servidores Carlos Lima (arquivista), Cristiane Andrade (auxiliar) e Valtiére Freitas (auxiliar) aos acervos e laboratórios dispostos na estrutura física do local. Ao longo da visitação, muitas dúvidas foram esclarecidas como aquelas relacionadas à preservação, tempo de guarda da documentação, restauro de documentos, segurança da informação e documentos digitais.
No laboratório de restauro, os alunos prestigiaram uma exposição preparada especialmente para eles, com os mais variados itens do acervo, como manuscritos, fotografias, jornais, códices (conjuntos de manuscritos encadernados), processos, além das tecnologias, ferramentas e materiais arquivísticos empregados pelo Arquivo Público.
No encerramento da visita, houve o sorteio de livros e produtos desenvolvidos pelo Arquivo Público a partir de materiais recicláveis, como porta-lixo para carros, porta trekos e clips plásticos, resultantes do programa de responsabilidade socioambiental adotado pela instituição e seus servidores.
(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e é Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu

