Projeto de Reciclagem de Lixo ganha o desafio do Integrar Jovem

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

“Eu mudo minha mente e transformo o mundo”. Esse foi o lema que moveu durante todo o ano 24 estudantes da Escola Municipal Maria Trindade, da comunidade Lagoa de Santo Antônio, participantes do Projeto Integrar Jovem. Nesta quarta-feira (30), eles se despediram das atividades em alto estilo, num desafio onde quatro equipes apresentaram projetos de ideias criativas que contaram com parcerias para o bem-estar da escola e da comunidade. O vencedor foi um projeto de reciclagem de lixo na comunidade.

Mas essa foi só uma das muitas atividades que os alunos vivenciaram ao longo do ano. Como o objetivo do projeto, desenvolvido pela Kinross, é empoderar os jovens, para que eles entendam e reconheçam seu papel como cidadãos, em 2016 eles realizaram diversas atividades, como a visita a instituições que oferecem cursos superiores e técnicos na cidade ou até mesmo o conhecimento sobre a história de Paracatu. “Com motivação a gente consegue tudo o que quer. Isso é uma das coisas que eu já aprendi com o projeto”, revela Lucas Silva Barroso, 13 anos, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental. Para ele, as atividades também ajudaram a desenvolver o diálogo. “Antes de entrar para o projeto, eu era meio ‘cabeça dura’. No primeiro encontro já comecei a mudar isso. Estou aprendendo a perder a timidez e ouvir mais as pessoas”, conta.

Para alguns, o programa mostrou que existe um caminho diferente do que é hoje trilhado por muitos jovens em situação de risco. “Se a pessoa não estuda, ela não vai ter um bom emprego. Se não vai para a escola, alguém pode chamar para as drogas, coisas do tipo. Já vi muitos indo para as drogas e percebi que aquilo não prestava. A melhor alternativa é estudar”, analisa Rafael Alves Matias, de 15 anos, que revela já ter um sonho: estudar Medicina Veterinária.

A Gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross, Ana Cunha, revela que a escolha por trabalhar com um público jovem se dá muito pela oportunidade do momento de transformações pelo qual eles passam.  “Quando a gente pensou nessa idade, a gente pensou, não sozinhos, mas com nossos parceiros, que é uma idade com campo muito fértil, uma idade onde você quer muito e não sabe como. E eu acho que nosso papel nesse sentido é fazer com que esse ‘como’ seja tangível”.

A diretora da escola, Valéria de Fátima Sousa, avalia que o programa incentiva os alunos a buscarem o protagonismo juvenil e a vontade de realizar sonhos e projetos que sejam alcançados por meio da formação escolar. Para ela, o Integrar Jovem trabalha competências que farão com que os alunos tenham uma visão mais cidadã e ampliem seus horizontes. “É uma ampliação do universo da escola e que proporciona aos alunos a vivência de outras experiências e oportunidades”, completa.

O projeto de reciclagem de lixo que venceu o desafio do Integrar Jovem já levou palestras sobre o tema para a escola e ano que vem promete ações como a instalação de lixeiras de coleta seletiva na comunidade e oficinas de reciclagem para reaproveitamento de material que seria descartado. Os seis alunos vencedores realizam na próxima quarta-feira um passeio por Brasília, onde vão conhecer como funcionam os três poderes no Brasil.

Os demais projetos participantes do desafio foram o de uma biblioteca móvel para a comunidade, jogos estudantis para a integração da comunidade escolar e a implantação de um pomar na escola. Os vencedores foram escolhidos por um corpo de jurados formados por representantes da Kinross, Sebrae, Senai, Secretaria Municipal de Educação e Escola Maria Trindade.

 
Texto/Fotos: Fran Dornelas Ideia Comunicação.

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button