Sebrae inaugural nova microrregião no Noroeste e parceria com IFNMG em Arinos

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Diante do potencial de desenvolvimento da região Noroeste de Minas Gerais, o Sebrae Minas inaugura, dia 22 de novembro, a microrregião Grande Sertão Veredas. Localizada dentro do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Arinos – distante 650 km de Belo Horizonte – a nova microrregião irá atender os municípios de: Arinos, Chapada Gaúcha, Formoso, Pintópolis, Riachinho, São Romão, Uruana de Minas e Urucuia.
A parceria com o Instituto foi viabilizada pelo fato de pilares como inovação, empreendedorismo e estímulo ao desenvolvimento econômico local serem inerentes às duas entidades. “A microrregião Grande Sertão Veredas vai fortalecer a parceria do Sebrae Minas com instituições e lideranças locais para que grandes projetos já desenvolvidos na região sejam estendidos aos municípios que compreendem a nova unidade”, destaca o gerente regional do Sebrae Minas na Regional Noroeste, Marcos Geraldo Alves.  O gerente ainda afirmou que diversos parceiros, de entidades públicas e privadas, foram muito importantes para a concretização da microrregião.
Entre os aspectos que serão explorados pela nova unidade estão o potencial do agronegócio – a região é responsável pela produção de três milhões de toneladas de grãos/ano, com a maior área irrigada da América Latina –, e o potencial turístico e cultural do sertão mineiro. Anualmente, o Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas, no município de Chapada Gaúcha, reúne diversas manifestações folclóricas, religiosas, culturais e artísticas, com a participação de mais de 60 grupos de comunidades tradicionais da região. Ainda no calendário cultural está o Festival de Sagarana – “Feito Rosa para o Sertão”, realizado no povoado de Sagarana, em Arinos, para dialogar sobre temas como preservação do cerrado, biodiversidade sertaneja, desenvolvimento sustentável e autoestima das comunidades sertanejas.
Já o potencial turístico de base comunitária pode ser explorado por meio de unidades de conservação como o Parque Estadual das Araras – localizado em Chapada Gaúcha, se destaca pelos diversos ecossistemas de preservação permanente (veredas, matas ciliares, nascentes e topos de morros) e seus sítios geomorfológicos que funcionam como habitat e criadouro natural de espécies de araras ameaçadas de extinção (arara-vermelha e arara-canindé), que dão nome a serra. Há ainda o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, situado na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, com sede também em Chapada Gaúcha, e que preserva parte do planalto chamado Chapadão Central, que divide as bacias dos rios São Francisco e Tocantins. O local ainda compreende o roteiro Caminho do Sertão, percorrido pelo escritor Guimarães Rosa, que traz uma proposta de roteiro eco literário envolvendo aspectos da obra do escritor.

Crédito Fotos: Flávia Ferraz / ideia Com Empresarial
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button