Educação ambiental e artes caminharam juntas durante atividades desenvolvidas em nove escolas estaduais e municipais de Paracatu em 2016. E o resultado desses trabalhos pode ser visto de 07 a 11 de novembro, na Casa de Cultura do município, durante a exposição “O lixo como oportunidade”. Todos os objetos da exposição foram criados dentro das oficinas de arte realizadas nas escolas durante o ano de 2016. A iniciativa mobilizou 550 estudantes que aprenderam nas atividades uma nova maneira de reutilizar materiais que antes eram descartados no lixo.
Garrafas pet, papelão, CDs e embalagens longa vida foram matéria prima para as criações desses pequenos artistas. As monitoras do projeto também contextualizavam as aulas com livros clássicos de histórias infantis ou a obras de artistas plásticos. Como resultados, temos quadros artísticos, fantoches, brinquedos, enfeites de mesa, entre outros. O resultado dessas oficinas e fotos nas escolas poderão ser vistas na exposição, que é aberta ao público.
A oficina “O lixo como oportunidade” é uma iniciativa do Eixo Meio Ambiente do Programa Integrar, realizado pela Kinross. As aulas foram ministradas nas unidades – E.E. Afonso Arinos, E.E. Antônio Ribeiro, E.M. Bezerra de Menezes, E.E. Dom Serafim, E.E. Júlia Camargos, E.M. Leonor Ulhoa, E.M. Lino Sadok, E.E. Sérgio Ulhoa e E.E. Temistocles Rocha – e direcionadas a alunos do Ensino Fundamental I e II.
Serviço
Exposição “O Lixo como Oportunidade”
Local: Casa de Cultura de Paracatu
Data: 07 a 11 de novembro
Horário: 9h às 17h
Fonte: Ideia Comunicação / Fran Dornelas