Ninguém discorda, é difícil resistir ao cheiro do pão de queijo, saindo do forno, com um café quentinho. A mistura de queijo, polvilho, leite e manteiga criada nas fazendas mineiras combina também com bebidas como suco, chás e refrigerantes. Isso, sem contar as diversas opções de recheios doces e salgados. O fato é que a fama do pão de queijo se espalhou pelo país e ganhou o mundo.
Em Paracatu, o produto é bastante apreciado e além de guardar relíquias da nossa historia, também incentiva a economia local gerando emprego e renda para muitas famílias.
Foi pensando no valor gastronômico, cultural e econômico deste produto para Paracatu que a Vereadora Marli Ribeiro apresentou na câmara municipal o projeto de lei que cria o dia municipal do Pão de Queijo, o projeto foi aprovado por unanimidade e sancionado pelo Prefeito Olavo Condé na última terça-feira (11/10) e agora é lei. A lei 3.261/16 institui no âmbito do município de Paracatu, o Dia Municipal do Pão de Queijo, a ser comemorado no dia 05 de julho de cada ano.
A data foi escolhida em virtude do dia da gastronomia mineira e de ser também o dia em que Paracatu recebeu o prêmio Eduardo Frieiro pelo registro do modo de fazer o pão de queijo. Este registro certifica que ninguém produz um pão de queijo como o de Paracatu.
QUE MUDA COM A LEI
Com a lei, o município fica autorizado a estimular e promover campanhas de qualificação do setor e profissionais da área, através de ações das secretarias de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, Educação e outras. A data comemorativa agora integra o calendário de eventos do município.
A vereadora Marli Ribeiro ressalta a importância da lei para o turismo e economia local. “-A criação do dia municipal do pão de queijo além de promover o incentivo ao setor, estimula a nossa economia, gastronomia e o turismo local. O prefeito Olavo Condé é sensível a esta causa e sabe da importância do fomento à nossa cultura e sancionou a lei. Com a lei, o município passa a ter mecanismos legais para realizar feiras e eventos voltados para o setor e atrair ainda mais os olhares e paladares para a nossa cidade. Com ações como essa vamos incrementando o turismo e a economia local. Já temos sabor e qualidade, agora é espalhar isso para o mundo inteiro e colher os bons resultados”, afirmou a vereadora Marli Ribeiro, autora do projeto.
Origem do Pão de Queijo
Especula-se que a receita tenha sido criada por volta do século XVIII, mas só se tornou popular na década de 1950. Outros dizem que o produto existia desde a época da escravidão. A iguaria tipicamente mineira resiste aos tempos de crise, com produção crescente em Minas Gerais, estimasse-se que a produção mensal no estado gire entre 6 mil e 8 mil toneladas.
Fonte: Lílian Derkiê – Assessoria Parlamentar Vereadora Marli Ribeiro.