Um homem de 43 anos, identificado com o Lucimar Justo de Oliveira morreu, outro de 25 identificado como Jair Oliveira está hospitalizado em estado grave e 2 estão presos, depois que um grupo de garimpeiros invadiram a área da mineradora Kinross mais precisamente, nas tubulações de efluentes, conhecida como área de rejeitos.
Segundo informações de testemunhas e de oficiais do Corpo de Bombeiros, 04 pessoas invadiram a área da mineradora Kinross, danificaram uma tubulação por onde passa o “rejeito”, com objetivo colocar os carpetes para captar o rejeito da produção. Contudo, em função do local não ser ventilado, os indivíduos começaram a passar mal.
Dois conseguiram sair e pedir socorro a funcionários da Kinross e outros dois permaneceram presos na tubulação.
Durante o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros, foi necessário o uso de uma retro escavadeira para a retirada de manilhas da tubulação onde estavam as vítimas. Já era noite quando as vítimas foram socorridas já desacordadas devido à inalação de gáses tóxico.
Após os primeiros socorros, os dois homens foram encaminhados ao pronto socorro do Hospital Municipal, e Lucimar Justo, teve a morte confirmada.
Os dois invasores que conseguiram sair das tubulações para pedir ajuda foram presos por invasão de propriedade particular e furto.
Essa tragédia se soma a diversas outras que vem acontecendo na área da mineradora Kinross, e é mais um capítulo na novela da “Guerra do Ouro” que tem sido travada entre invasores que realizam o garimpo ilegal na área de rejeitos da mineradora e a empresa canadense.
Ainda na noite de ontem (domingo 09/10), a mineradora emitiu uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido, que transcrevemos na íntegra abaixo.
Nota de esclarecimento
A Kinross lamenta informar a morte de uma pessoa após invasão na tubulação de efluentes industriais em sua propriedade.
Por volta das 17h40min , a segurança patrimonial da empresa foi acionada por dois invasores com pedido de socorro em função de dois outros não terem conseguido sair de dentro da tubulação de efluentes da empresa. O corpo de bombeiros da cidade e a equipe médica da empresa se mobilizaram imediatamente para resgate.
Duas pessoas foram resgatadas pelo corpo de bombeiro e encaminhadas com vida para o hospital municipal. Infelizmente uma delas não resistiu e faleceu. A segunda pessoa continua internada.
O local onde os invasores foram resgatados é uma tubulação fechada que foi violada e aberta por eles. A estrutura é bloqueada com barreiras físicas e está em uma área industrial.
A empresa mais uma vez lamenta o atual cenário de criminalidade e perda de vidas nestas atividades.
Elenilce Neris
Especialista em Comunicação