Vereadores cobram transparência de entidade e levantam suspeitas sobre operações do Cartão Paracatu Card

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

O Vereador João Macêdo (DEM), pediu apoio aos demais parlamentares para abertura de uma frente de trabalho para investigação de supostas irregularidades na Associação Comercial e Empresarial de Paracatu, que segundo ele, “além de representar uma classe, recebe recursos públicos através de convênios, por isso deve ser fiscalizada pela Câmara”
 “-Por sermos representantes do povo, inclusive dos comerciantes, eu acho muito pertinente levantar esta questão aqui e pedir a colaboração dos Vereadores para buscarmos meios para investigar esta questão que é de interesse da comunidade e também pelo fato da Associação receber recursos públicos da Prefeitura e ainda ser comandada por um Presidente que também ocupa cargo de confiança no governo municipal.” Justificou Macêdo.
“-A reunião era pra ser uma prestação de contas para os associados, mas não foi convocada a reunião com os 30 dias de antecedência conforme determina o Estatuto e foi realizada a portas fechadas com a presença de apenas 9 associados, incluindo os diretores.” Comentou o Vereador
João Macêdo também levantou suspeitas sobre a administração e a prestação de contas da entidade. “-A ACE administra o cartão Paracatu Card que nós aqui na Câmara temos esse cartão inclusive e eu tenho informações de que o cartão teve um movimento de mais de 8 milhões de reais em 2015 e a diretoria que convencer a sociedade de que esse cartão apresentou uma sobra, um lucro de 8 mil reais. Será que isso é verdade mesmo Sr. Presidente?   Será que isso não é um risco muito grande para a Associação?”  Questionou o parlamentar, que ao final reforçou seu pedido de transparência.
“-Por que esconder tanto esta informação?  Quem cobra a verdade tem que falar a verdade e se não há nada há esconder, porque fazer tudo às escuras?”  Finalizou Macêdo deixando uma pergunta no ar.
Aproveitando a fala do colega, o Vereador Joãozinho Contador (PMB), questionou a extinção da Secretaria de Indústria e Comércio e a atuação do Presidente da Associação Comercial, que também ocupa um cargo de confiança (comissionado) no Governo Municipal.
“-Paracatu tem hoje mais de 95 mil habitantes, tem 4500 CNPJ’s abertos, sendo mais de 2 mil destes são Micro Empreendedores Individuais e é preocupante demais saber que o representante comercial de toda essa classe no município é cargo de confiança do prefeito e servidor comissionado na Secretaria que o Prefeito propõe extinguir. Sugiro que façamos um pedido de informação sobre a atuação deste diretor de indústria e comercio junto à entidade. Precisamos convocá-lo aqui pra saber o seu horário de trabalho e se existe um convênio do Município com a Associação.”  Finalizou Contador.

Nossa reportagem fez contato através de e-mail com a gerência e a presidência da Associação Comercial, mas até o fechamento desta matéria não recebemos retorno.
Ao FM Repórter, da Rádio Boa Vista FM, a ACE enviou uma nota informando que a prestação de Contas da Instituição foi apresentada e aprovada pelos presentes estando a mesma disponível para todos os associados quites e no gozo de seus direitos. Segundo a instituição,  a convocação para a realização da prestação de contas seguiu toda legalidade em relação ao estatuto, sendo amplamente divulgada.
 

Por Glauber César

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button