Na manhã de hoje (27) a Polícia Militar de Paracatu iniciou o Curso de Direitos Humanos destinado a 18 policiais militares da região Noroeste de Minas e também da cidade de Curvelo-MG. Esses policiais irão atuar, posteriormente, como multiplicadores (ministrando cursos para outros policiais) nos municípios onde prestam o serviço.
Os alunos/policiais irão aprender um pouco mais sofre a filosofia dos Direitos Humanos que são direitos e liberdades fundamentais de todas as pessoas, ligados a ideia de liberdade de pensamento, de expressão e igualdade perante a Lei.
A aula inaugural do curso foi proferida pelo Chefe do 16º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais, sediado em Unaí/MG, Dr. Marcos Tadeu de Brito Brandão, o qual ressaltou que o curso é de extrema importância para preparar os profissionais para uma melhor prestação de serviços à sociedade, uma vez que o policial é o principal defensor dos Direitos Humanos e o primeiro a se fazer presente em ocorrências para dar assistência a população.
O comandante do 45º BPM, Ten Cel Reinaldo, disse que trabalhar este tema é importante para que o atendimento seja mais eficiente e humanitário e ainda para aproximar a Polícia Militar da comunidade, para que as ações do policial sejam pautadas nos princípios dos Direitos Humanos.
O curso encerra no dia 15 de julho e após capacitar os profissionais em conformidade com a matriz curricular estabelecida pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), com ênfase aos princípios de direitos humanos aplicados a atividade policial, possibilitando aos alunos conhecimentos básicos e respeito do tema, levando-os a reflexão sobre a importância e a necessidade da força policial na aplicação da lei, na garantia do Estado Democrático de Direito e, primordialmente, no respeito e proteção aos Direitos Fundamentais do cidadão.
Por Lorranne Marques
Foto: Polícia Militar
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.