Jovens da Lagoa fazem turismo pela cidade e se encantam com histórias até então desconhecidas

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Adolescentes participantes do Integrar Jovem realizaram, na manhã do dia 8, visitas a diversos pontos turísticos de Paracatu. Eles foram à Igreja Santo Antonio da Lagoa, ao Largo do Santana, à Igreja do Rosário, à Fundação Municipal Casa de Cultura, ao Museu Municipal Pedro Salazar e ao Quilombo de São Domingos. Além disso, conheceram mais sobre a história e fundação da cidade. Os 24 participantes têm entre 13 e 16 anos e são alunos da Escola Municipal Maria Trindade, localizada no bairro Lagoa do Santo Antônio. O Integrar Jovem faz parte do eixo cultura do Programa Integrar, desenvolvido pela Kinross. 

Para fazer parte do projeto, os jovens passaram por um processo seletivo, em que tiveram que produzir um vídeo, de até 30 segundos, relatando a vontade de transformar o mundo. De acordo com a analista de Relacionamento com a Comunidade e coordenadora do projeto, Flaviane Soares, este trabalho pretende consolidar alguns conceitos relacionados à cidadania, protagonismo juvenil, empoderamento social, cultura de paz e engajamento.  “A ação de hoje faz parte de uma programação de 12 encontros. O conhecimento de nossa história e de nosso território nos capacita para sermos cidadãos mais conscientes e agentes das mudanças sociais nas quais acreditamos. Pensar o jovem como protagonista é dar a ele vez e voz para fazer escolhas mais saudáveis.”, comenta.

Para Rafael Alves, de 13 anos, conhecer os principais pontos de Paracatu foi uma oportunidade de unir diversão com conhecimento. “Descobrimos coisas novas e aprendemos a olhar a nossa cidade de um jeito diferente, com mais esperança”, conta Rafael.

Programa

O Integrar Jovem é um projeto piloto que compõe o eixo de Cultura do Programa Integrar da Kinross e tem como objetivo proporcionar oportunidades de discussão com a juventude, sobre cidadania, empoderamento social e protagonismo juvenil. Os 24 jovens participantes devem se sentir em um espaço pensado para eles, onde eles possam dialogar com liberdade para pensar e agir em busca de um futuro saudável.

O programa é dividido em 12 fases: seis módulos e seis intermódulos intercalados. Nos módulos, os jovens discutem conceitos como autoconhecimento, suas escolhas, desenvolvimento de suas habilidades, como pensar o seu entorno, como participar de sua comunidade, e ser o agente promotor de boas mudanças. Já nos intermódulos, os conhecimentos discutidos anteriormente são aprimorados por meio de experiências práticas.

Fonte: Fabrício Soares / Ideia Com Emp

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button