Quadrilha é desarticulada e presa durante Operação Perséfone em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Na manhã de hoje (02) foi desencadeada pela Polícia Civil a Operação “Perséfone” (Filha da Deusa Grega da Agricultura, Deméter) em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que vinha atuando no setor rural do município, através de roubos de veículos agrícolas, agrotóxicos e ainda envolvimento com o tráfico de drogas.
A Operação aconteceu em várias cidades do país, mas a maioria dos alvos reside em Paracatu e Uberlândia. Ao total foram cumpridos mais de 20 mandados de busca e apreensão e 11 pessoas foram presas em todo país, sendo que destas pessoas, 06 foram presas na região  de Paracatu.
De acordo com a polícia a investigação durou cerca de três meses e em Paracatu, além dos seis presos também foram apreendidos veículos clonados, arma de fogo e produtos receptados.
Segundo o Chefe do 16º Departamento de Polícia Civil de Unaí, Dr. Marcos Tadeu, a finalidade da operação foi dar uma resposta aos que vinham praticando crimes contra o produtor rural como furtos e roubos de maquinário agrícola e comércio ilegal de produtos agrícolas falsificados e receptados.
“A organização criminosa atuava em várias cidades, de forma interligada e muito bem orquestrada. O que era furtado ou roubado em Paracatu era comercializado, por exemplo, no Triângulo Mineiro e o que era furtado/roubado no Triângulo era receptado no Paraná e vice-versa. Isso mostra a organização dos delinqüentes e trabalhamos então na investigação para efetivar a condenação, baseado em provas”, informou Marcos Tadeu.
O Comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar, Ten Cel Reinaldo, disse ainda que a operação apreendeu cerca de 170 Kg de drogas no Triângulo Mineiro e possivelmente esta droga viria para a região noroeste. Dessa forma, a operação conseguiu impedir que a droga chegasse a nossa região e também foram retirados traficantes de circulação. “É importante frisar o papel preponderante da população através de denúncias nos diversos mecanismos que dispomos, como o 190 e 181, pois as denúncias trazem uma resposta produtiva à comunidade”, disse o Comandante.
O Inspetor Chefe da PRF Paracatu, Denes Passos, ressaltou que Paracatu, assim como toda Minas Gerais possui uma grande malha viária, o que facilita a organização criminosa e por isso a importância do trabalho conjunto entre todas as polícias e ainda o poder judiciário.
“Não adianta nada realizarmos nosso trabalho de forma isolada. E com o trabalho conjunto as rodovias ficam mais protegidas, assim como o perímetro urbano. Esse resultado de desestruturação da organização é a construção do nosso trabalho no dia-a-dia”, ressaltou o inspetor.
Mais um excelente trabalho realizado pelas forças policiais do Estado em parceria com a comunidade, que tem realizado denúncias frequentes e colaborado cada vez mais com os trabalhos de investigação da polícia.  
Operações como esta impactam diretamente na melhoria da sensação de segurança no nosso município e apresentam respostas concretas ao trabalho sério que vem sendo desenvolvido pelas diversas instituições em prol da redução da criminalidade em Paracatu.
Parabéns a todos os envolvidos!
 

Por Lorranne Marques
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button